Grupo Maringá de Comunicação faz plantio de árvores para compensar carbono


Por Redação GMC Online

No próximo domingo, dia 21, Dia da Árvore, o Grupo Maringá de Comunicação se une ao Instituto Rotary de Meio Ambiente e ao Conselho Permanente do Jovem Empresário de Maringá (Copejem) para um plantio de árvores. O evento, realizado anualmente pelo Rotary, ganha a participação do GMC, que fará, por meio do plantio de mais de 50 árvores, a compensação do carbono emitido durante a Arena Sustentável 2025, realizada entre os dias 11 e 13 de julho.

Foto: Divulgação

A Arena Sustentável colaborativo reuniu dezenas de atrações voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A iniciativa ofereceu à comunidade a oportunidade de conhecer práticas adotadas por empresas e políticas públicas municipais em prol da sustentabilidade. Além de promover conteúdo e experiências, a Arena também buscou avaliar o impacto ambiental por meio de um levantamento parcial das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), contabilizando um total de 6,99 toneladas de CO₂ equivalente.

O cálculo foi feito pela Ekolist Consultoria Ambiental e considerou o transporte da equipe organizadora e de palestrantes, o consumo de energia elétrica durante o evento, transporte de palestrantes e participantes, a geração de resíduos sólidos (orgânicos e recicláveis) e o consumo de água no local. “Com base nos resultados obtidos, foi estimada a necessidade de plantio de 52 árvores para compensar as emissões geradas pelo evento. Dessa forma, a Arena Sustentável reforça seu compromisso em unir conhecimento, responsabilidade social e práticas concretas em prol do meio ambiente”, diz Isadora Janolio, bióloga e diretora da Ekolist.

Mayara Alonso, coordenadora de marketing do GMC, reforça que a ação busca incentivar o cuidado ambiental. “Nosso propósito é estar sempre próximos da comunidade e isso também significa cuidar do meio ambiente onde vivemos. Ao compensar o carbono da Arena Sustentável, reforçamos o papel do GMC em incentivar atitudes conscientes e deixar um impacto real para as próximas gerações”.

O plantio será no Bosque da Amizade e contará com atividades de educação ambiental para as crianças e uma trilha ecológica. Além das árvores plantadas pelo GMC, mais de 100 mudas também ocuparão o espaço próximo à Pedreira Ingá. A área foi cedida ao Instituto Rotary de Meio Ambiente em 2006 e vem sendo recuperada desde então com plantio de mudas anual. “Nós convidamos os rotarianos, seus familiares, a comunidade, e realizamos o plantio. Nós já plantamos aproximadamente ali 14 mil árvores e fizemos a recomposição daquela área que estava degradada”, explica Janete Duarte Rogoski, diretora técnica do Instituto. As atividades serão das 09h às 11h e são abertas à comunidade.

Sair da versão mobile