Guarda de Maringá é capacitada para uso de drones em ações de segurança
A Guarda Municipal de Maringá concluiu nesta segunda-feira, 23, um curso de instrução técnica para operação de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA), os drones. A capacitação, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Segurança Pública, teve como foco o uso da tecnologia em operações táticas, patrulhamento e ações de enfrentamento à criminalidade.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
Ao todo, 19 guardas participaram do treinamento, que ocorreu em duas etapas: nos dias 17 e 23 de junho. O curso abordou aspectos teóricos e práticos, incluindo fundamentos da pilotagem, normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), estratégias de emprego em campo, além de simulações com coleta e transmissão de imagens em tempo real.

Durante a formação, os drones foram apresentados como ferramentas estratégicas para acompanhar ocorrências em andamento, realizar patrulhamento aéreo, monitorar grandes eventos, localizar foragidos e apoiar buscas por pessoas desaparecidas.
Segundo o secretário em exercício de Segurança Pública, Coronel Dorecki, investir na capacitação dos agentes é fundamental para garantir uma segurança pública moderna e eficiente. “A tecnologia é uma aliada estratégica. Formar nossos agentes para utilizá-la de forma eficiente é garantir operações mais seguras, dinâmicas e com mais poder de prevenção e resposta à criminalidade”, afirmou.