Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Guarda Municipal de Maringá testa câmeras corporais para registrar ocorrências em tempo real


Por Redação GMC Online Publicado 08/12/2025 às 20h04
Ouvir: 00:00

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Maringá iniciou nesta segunda-feira, 8, uma fase de testes gratuitos com o uso de câmeras corporais. Durante 90 dias, 16 agentes utilizarão os equipamentos em serviço.

O objetivo é ampliar a transparência e a segurança nas operações, além de respaldar a atuação dos guardas e permitir o acompanhamento das ocorrências em tempo real pelo Centro de Controle Integrado (CCI) da corporação.

LEIA TAMBÉM: Ciclone coloca 178 cidades do Paraná em alerta máximo de perigo para tempestade; veja a lista completa

image
Foto: Divulgação/PMM

As câmeras contam com tecnologia avançada e sistemas inteligentes. Entre as funcionalidades, estão a gravação de imagens, a transmissão ao vivo e a tradução automática em tempo real, recurso que pode auxiliar na comunicação entre os agentes e pessoas estrangeiras.

Segundo o secretário de Segurança, Delegado Luiz Alves, a iniciativa representa um avanço na modernização do trabalho da Guarda Civil. “É um passo importante para fortalecer a qualidade das nossas operações. A intenção, após a avaliação dos resultados, é ampliar o uso de forma progressiva até que todo o efetivo esteja equipado”, afirmou.

A fase de testes não terá custo para o município e permitirá avaliar o desempenho dos equipamentos em diferentes tipos de ocorrência, além da integração com o sistema de monitoramento já utilizado pela GCM. Somente após a conclusão dessa etapa a Secretaria de Segurança definirá os próximos passos para uma eventual aquisição e implementação definitiva da tecnologia.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação