Guarda Municipal de Maringá testa câmeras corporais para registrar ocorrências em tempo real
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Maringá iniciou nesta segunda-feira, 8, uma fase de testes gratuitos com o uso de câmeras corporais. Durante 90 dias, 16 agentes utilizarão os equipamentos em serviço.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
O objetivo é ampliar a transparência e a segurança nas operações, além de respaldar a atuação dos guardas e permitir o acompanhamento das ocorrências em tempo real pelo Centro de Controle Integrado (CCI) da corporação.
LEIA TAMBÉM: Ciclone coloca 178 cidades do Paraná em alerta máximo de perigo para tempestade; veja a lista completa

As câmeras contam com tecnologia avançada e sistemas inteligentes. Entre as funcionalidades, estão a gravação de imagens, a transmissão ao vivo e a tradução automática em tempo real, recurso que pode auxiliar na comunicação entre os agentes e pessoas estrangeiras.
Segundo o secretário de Segurança, Delegado Luiz Alves, a iniciativa representa um avanço na modernização do trabalho da Guarda Civil. “É um passo importante para fortalecer a qualidade das nossas operações. A intenção, após a avaliação dos resultados, é ampliar o uso de forma progressiva até que todo o efetivo esteja equipado”, afirmou.
A fase de testes não terá custo para o município e permitirá avaliar o desempenho dos equipamentos em diferentes tipos de ocorrência, além da integração com o sistema de monitoramento já utilizado pela GCM. Somente após a conclusão dessa etapa a Secretaria de Segurança definirá os próximos passos para uma eventual aquisição e implementação definitiva da tecnologia.
