Guia de Bairros – Centro, Novo Centro e Zona 8


Por Allan Cardoso

Chegamos ao final da nossa série de guia de bairros de Maringá. Hoje vamos entrar na máquina do tempo e conhecer a história de três locais: Centro, Novo Centro e Zona 8 (Antigo Aeroporto).

Centro

Como vimos no último post, nossa cidade teve início na região hoje conhecida como Maringá Velho. Contudo, na década de 1940 os engenheiros e diretores da então Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP) contrataram o urbanista Jorge de Macedo Vieira, que tinha larga experiência na aplicação do conceito de cidade jardim, para fazer um novo projeto para a cidade.

O projeto ficou pronto em 1945 e contemplava uma estação de trem, que deveria ficar em uma região mais plana e central da cidade; com isso, justificou-se a mudança do núcleo habitacional do Maringá Velho para o chamado Maringá Novo, que hoje conhecemos apenas como Centro.

O traçado de Maringá foi desenhado com largas avenidas, canteiros que valorizavam o paisagismo e ruas que seguiam a inclinação natural do relevo o mais fielmente possível.

Os primeiros lotes do Maringá Novo começaram a ser vendidos em maio de 1947, mesma época em que é considerado oficialmente o aniversário da cidade. O novo projeto previa abrigar até 200 mil habitantes.
Contudo, o plano da estação rodoviária demorou para ser realizado e só saiu do papel em 1954, o que impulsionou o crescimento na região e já na década de 1950, Maringá pulou de 40 mil para 100 mil habitantes.

Curiosidades:

Novo Centro

Se a linha do trem trouxe progresso para a cidade, também trouxe novos desafios. A estação e o pátio de manobras ferroviárias ficavam próximos de onde é hoje a rodoviária municipal de Maringá e o Mercadão.

O problema é que a linha do trem repartia a cidade ao meio e causava dificuldades para os moradores que precisavam passar de um lado para o outro e, infelizmente, muitos acidentes foram registrados na época.

Uma solução encontrada foi a construção do Viaduto do Café, em 1966, na época localizado na avenida São Paulo (em 1996 foi demolido para dar espaço à avenida Horácio Racanello). Contudo, com a cidade crescendo, o viaduto não resolvia totalmente o problema e a prefeitura começou a pensar em alternativas.

Em 1985 uma Lei criou a Urbamar – Urbanização de Maringá S/A, uma sociedade de economia mista destinada especificamente para viabilizar a remoção e transferência do complexo rodoviário do Centro para a região chamada de Novo Centro.

A partir de então a Urbamar passou a adquirir lotes, desapropriar algumas áreas e rebaixar a linha férrea, de forma a minimizar os impactos no centro urbano, principalmente no tráfego das avenidas Tuiuti, Paraná e 19 de Dezembro, por onde os vagões cruzavam em nível com as vias, causando transtornos e grandes congestionamentos.

Em 1991 a Estação Ferroviária foi demolida e em 1995 foi iniciado o rebaixamento da linha férrea, que teve de ser interrompido no ano seguinte por falta de verba (a prefeitura esperava custear o empreendimento com a venda dos novos lotes, o que não ocorreu). Somente com recursos do Estado, por meio do projeto Paraná Urbano, as obras foram reiniciadas.

O Novo Centro foi inaugurado oficialmente em 2006, com a finalização da Av. Horácio Racanello.

Curiosidades:

Zona 8 / Antigo Aeroporto

Nem só de estação ferroviária vivia Maringá. Em 1949, a CTNP fundou na Zona 8 o campo de pouso, que veio a se tornar o primeiro aeroporto da cidade, lançado oficialmente em maio de 1957, quando recebeu o nome de Aeroporto Regional Gastão Vidigal, em homenagem a um dos diretores da empresa.

Logo no início da década de 1950, era intenso o movimento de chegada e saída das aeronaves, motivada pela correria de interessados na compra das terras que começaram a ser comercializadas em 1947.

Em 1966, começou a ser projetado um novo terminal, que foi completamente remodelado e reinaugurado em 1972. O antigo aeroporto funcionou até o final da década de 1990. Em 2001, foi inaugurado oficialmente o Aeroporto Silvio Name Júnior, que atende Maringá e região.

Curiosidades:

E assim chegamos ao final da nossa série contando um pouco sobre a história dos bairros maringaenses. Compartilhe comigo nos comentários suas impressões, lembranças e histórias de Maringá.

Fontes: Gazeta do Paraná, Maringá Histórica e Museu Esportivo de Maringá

QUEM É O COLUNISTA? Com 20 anos de atuação no mercado imobiliário, Allan Cardoso é empresário, consultor e mentor do mercado imobiliário à frente de imobiliária, loteadoras e construtoras.
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