Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

11 de janeiro de 2026

Heloísa, de 9 anos, lidera empréstimos de livros em bibliotecas de Maringá em 2025


Por Thiago Danezi Publicado 10/01/2026 às 08h30
Ouvir: 00:00
WhatsApp Image 2026-01-09 at 11.14.42
Foto: Arquivo pessoal

Comemorado na última quarta-feira, 7, o Dia do Leitor destacou histórias inspiradoras em Maringá. Em levantamento solicitado pelo Portal GMC Online à Prefeitura, foi possível identificar os usuários que mais retiraram livros nas bibliotecas municipais ao longo de 2025 e os números chamam a atenção, especialmente pelo incentivo à leitura desde a infância.

Com 374 livros emprestados no ano, a primeira colocação ficou com Heloísa do Nascimento Teodoro, de apenas 9 anos. A criança, que frequenta a biblioteca municipal da Avenida Horácio Raccanello, irá cursar o quinto ano do ensino fundamental neste ano e já demonstra uma relação intensa com a literatura.

WhatsApp Image 2026-01-07 at 11.59.47
Com 374 livros emprestados no ano, a primeira colocação ficou com Heloísa do Nascimento Teodoro, de apenas 9 anos. Foto: Arquivo pessoal

Ao GMC Online, o pai, Francisco Santos Teodoro, contou que o hábito da leitura começou quando Heloísa tinha 6 anos, como forma de melhorar a fluência na alfabetização. “Minha esposa sugeriu que pegássemos livros para incentivar a leitura. Hoje, ela sente prazer em ler, pede livros novos e até indica quais gostaria de ler”, relatou.

Segundo o pai, os gêneros preferidos da criança são contos, quadrinhos e tiras. A família optou por não disponibilizar celular para a filha neste momento. “Quando ela não está lendo, brinca com jogos educativos, brinquedos ou assiste a filmes e séries adequados para a idade”, explicou.

Ana Paula fez 150 empréstimos

Outra história que chamou atenção foi a da servidora federal Ana Paula, de 40 anos, que emprestou mais de 150 livros ao longo de 2025, a maioria retirada na Biblioteca Municipal da Avenida Mandacaru. Leitura presente desde a infância, Ana Paula conta que sempre frequentou bibliotecas escolares e desenvolveu o gosto pelos livros ainda na alfabetização.

WhatsApp Image 2026-01-09 at 11.10.43
Outra história que chamou atenção foi a da servidora federal Ana Paula, de 40 anos, que emprestou mais de 150 livros ao longo de 2025. Foto: Arquivo Pessoal |

A servidora lembra com carinho das obras do escritor Pedro Bandeira, especialmente o livro A Droga da Obediência, que marcou a pré-adolescência e ajudou a fortalecer o hábito da leitura ao longo da vida. Formada em Direito, Ana Paula afirma que a leitura segue essencial tanto para a profissão quanto para a vida pessoal.

Atualmente, grande parte dos livros emprestados está relacionada ao incentivo à leitura dos filhos. “Muitos títulos foram para as crianças, para ler histórias antes de dormir e estimular o gosto pelos livros”, contou. O filho Gabriel, de 6 anos, está em fase de pré-alfabetização, enquanto Rafaela, de 10 anos, também se destacou: ela ficou em terceiro lugar na mesma biblioteca, com 153 livros emprestados. Ana Paula liderou o ranking local, com 159 livros retirados.

A servidora também destaca a importância dos gibis no processo de formação dos pequenos leitores. “Os diálogos curtos ajudam muito no interesse das crianças. Os gibis têm um papel fundamental no desenvolvimento do gosto pela leitura”, afirmou.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação