Hemocentro da UEM reforça campanha de doação de sangue em Maringá
Com o objetivo de incentivar a doação de sangue e reforçar os estoques dos hemocentros, o mês de junho marca a realização da campanha Junho Vermelho em todo o Brasil. No Paraná, a iniciativa está sendo promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), com o tema “Doe sangue, doe vida”.
A campanha tem foco nas 23 unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), incluindo o Hemocentro da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que abastece dezenas de hospitais da região. Atualmente, a rede Hemepar atende 384 hospitais em todo o estado, cobrindo 95,6% dos leitos do SUS no Paraná.

Segundo o diretor do Hemocentro da UEM, Gerson Zanusso Jr., o mês contará com ações especiais para atrair mais doadores. Entre as iniciativas estão uma divulgação intensiva nas redes sociais, palestras, coletas externas em Maringá e região, além de um ambiente diferenciado para receber os doadores.
“Nos dias 9 a 14 de junho, vamos oferecer mimos e melhorias no lanche para quem comparecer. No dia 14, teremos distribuição de 85 senhas para atendimento planejado”, destacou Zanusso. O espaço também está sendo redecorado em celebração à campanha.
Além das ações locais, a SESA, o Hemepar e as unidades da hemorrede irão divulgar conteúdos ao longo de todo o mês para conscientizar a população sobre a importância da doação frequente, garantindo a disponibilidade de sangue e hemocomponentes para pacientes em situações emergenciais e tratamentos contínuos.
✅ Quem pode doar sangue?
- Idade: 16 a 69 anos (menores precisam de autorização e presença do responsável).
- Peso mínimo: 50 kg
- Estar descansado, hidratado e alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores).
- Apresentar documento oficial com foto (RG, CNH, carteira de trabalho, passaporte, etc.)
- Homens podem doar a cada 2 meses (4x/ano); mulheres, a cada 3 meses (3x/ano).
📅 Para evitar filas, é recomendado o agendamento prévio da doação.
