A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), lançou a campanha “Paraná, terra de sangue bom” para incentivar as doações de sangue durante o Junho Vermelho, mês de conscientização sobre a importância da doação, já que 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue.
Neste mês, as 23 unidades do Hemepar reforçam a necessidade de mais doadores. O diretor do Hemocentro de Maringá, Gerson Zanusso Junior, fala sobre a importância de chamar a atenção da população para atrair doadores de sangue, uma vez que a necessidade é de mais de mil doadores por mês para dar conta de atender à necessidade da região.
“O Hemocentro tem a capacidade hoje de estar ajudando o estado do Paraná como um todo, fazendo com que o doador aqui de Maringá e região ajude a salvar a vida não só do Maringaense, das unidades hospitalares aqui de Maringá e região, mas como de todo Paraná. Para finalizar, convido a todos que venham até o Hemocentro. O ato da doação é um ato seguro, rápido, de ajuda ao próximo, alto altruísta, de grande necessidade e como eu sempre falo é de uma necessidade constante, pois as necessidades transfusionais são diárias. O hemocentro regional de Maringá fica na avenida Mandacaru, número 1600 ao lado do Hospital Universitário e o seu horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, da 7h até 18h30, e aos sábados, da 7h a 12h30. Sigam as nossas redes sociais, o nosso conteúdo que possui bastante informação disponível para vocês e qualquer dúvida ou sugestão a gente fica à disposição da população”, conclui o diretor.
Cada bolsa de sangue de 450 ml produz até quatro hemocomponentes que são separados em hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado (plasma fresco congelado) e podem ajudar a salvar até quatro vidas.
Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Os homens podem doar a cada dois meses, quatro vezes ao ano. As mulheres, a cada três meses, num total de três doações ao ano.
O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).
Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.