Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de dezembro de 2025

Hemocentro do Hospital Universitário precisa de doações de sangue


Por Victor Ramalho/CBN Maringá Publicado 19/05/2022 às 17h48 Atualizado 20/10/2022 às 22h35
Ouvir: 00:00
Foto: Divulgação/Hemocentro Regional de Maringá/UEM

A pandemia da Covid-19 impactou na diminuição do fluxo de doadores de sangue nos hemocentros. No Hemocentro do Hospital Universitário (HU) de Maringá, por exemplo, os estoques chegaram a ficar até 30% mais baixos do que o normal em alguns períodos e, segundo a instituição, as doações ainda não voltaram a normalidade.

De acordo com o membro da Chefia Técnica do Hemocentro do HU, Gérson Zanusso Júnior, a instituição precisa de novos doadores. Os estoques mais baixos no momento são do tipo sanguíneo O+.

“Atualmente a gente está sofrendo com algumas baixas de alguns tipos sanguíneos, principalmente O+ e as tipagens RH-, principalmente também, o O- e o A-. Outra coisa que chama a atenção é um aumento de consumo, por algumas patologias em geral, principalmente ara a transfusão de plaquetas. Então a necessidade nossa é que a população mantenha a doação constante, para que possamos atender todas as demandas necessárias”, disse.

A chegada do frio também impacta nos números, uma vez que as doações naturalmente caem nesta época do ano, segundo o especialista.

“Geralmente a gente tem um histórico, nesse sentido. Nas épocas de frio, pessoal têm procurado um pouco menos o hemocentro. Mas acho que vale a intenção de comunicar que, devido à pandemia, os nosso estoques não se normalizaram até o momento. A gente teve meses de queda de 20 a 30% e agora, com a chegada do frio, isso nos traz um pouco mais a ansiedade de sofremos um pouco mais, por mais um motivo em relação aos estoques”, disse.

Zanusso também explica quais são os requisitos para ser um doador.

“Os critérios básicos para ser um doador é que a pessoa esteja em boas condições de saúde, esteja alimentado, tenha passado uma boa noite de sono, tenha de 16 a 69 anos de idade, sendo que 16 e 17 anos precisa estar acompanhado de um responsável legal e ter acima de 50kg no seu peso corporal”, disse.

Para quem quiser doar sangue, o Hemocentro do Hospital Universitário continua atendendo sob livre demanda. Basta comparecer ao HU, na Avenida Mandacaru, Nº 1600, de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h30 e aos sábados, das 7h às 12h. Também é possível realizar o agendamento pela internet, no site saude.pr.gov.br/doacao, ou pelo Whatsapp, no (44) 3011-9151.

Veja outras matérias na CBN Maringá. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação