Após a abertura oficial da Maringá Encantada, realizada nesta quarta-feira, 15, um morador da cidade publicou um vídeo nas redes sociais demonstrando estranheza em relação à decoração de uma árvore localizada na rotatória da Avenida Itororó com a Avenida Nóbrega, que, segundo ele, claramente faz alusão às cores da bandeira LGBTQIA+ – veja o vídeo no fim da reportagem.
Além da Avenida Itororó, há outros locais com árvores que foram decoradas da mesma maneira. São os seguintes: Praça dos Expedicionários; Praça Napoleão Moreira da Silva; Praça de todos os Santos (Magó); Praça da Catedral; Av. Tiradentes x Av. São Paulo e Parque Alfredo Werner Nyffeler.
O GMC Online entrou em contato com a Prefeitura de Maringá para saber se houve de fato uma intenção em homenagear o público LGBTQIA+ e a resposta foi: “Não. É uma iluminação especial para valorizar a arborização urbana da nossa cidade”.
O GMC Online conversou com o responsável pelo vídeo, o produtor Chrys Arena, que falou mais sobre a publicação, seus incômodos e questionamentos. Leia abaixo o relato dele na íntegra:
“Eu tive acesso à licitação. Notei que algo sugeriu uma manobra para “homenagear a comunidade LGBT”, porém não achei adequado nem oportuno em um momento (Natal) em que o homenageado maior é Jesus! O próprio que é ridicularizado em muitas manifestações da comunidade. São manifestantes que não são a maioria, mas não os vejo se revoltarem com o que falam e o que fazem com imagens santas e, principalmente, a de Jesus. Sou favorável à luta dos homossexuais e respeito sua opção sexual, mas penso que não podem interferir nas demais crenças, símbolos religiosos e cultura que sejam diferentes do modo como pensam e/ou celebram/cultuam. Convivemos com eles respeitosamente em ambientes de trabalho, no comércio, no círculo de amizades, em tudo. Lamento e sei que muitos podem se sentir chateados pelas imagens do vídeo por não se identificarem com aqueles atos conhecidos dos encontros das Paradas LGBT, mas o objetivo foi exatamente este, trazer a reflexão para que possam lutar por respeito, de ambas as partes. É adequado, neste momento, utilizarem da Decoração Natalina com a desculpa (manobra) de serem “Árvores Especiais” conforme a licitação com “mangueiras Neon” para se destacarem numa celebração do nascimento de Jesus, o mesmo que é ridicularizado em seus atos? Interpretei sim como uma promoção da bandeira deles, pois aquelas cores diferem das tradicionais da celebração natalina, como o dourado, verde, vermelho e branco. Não há como olhar para aquelas árvores e não associar à comunidade. Achei inadequado neste cenário natalino. Não tem como dizer que não houve a intenção. Podem dizer que tenham como objetivo despertar o interesse e a consciência da sociedade para a luta dos direitos das minorias, além de promover o respeito, a tolerância e o combate ao preconceito e a violência contra lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros. Mas será que num evento LGBT eu seria bem recebido com uma camiseta de Jesus, pedindo para não fazerem aquilo com a imagem de Cristo? Ou não seria melhor como eu disse no vídeo, eles lutarem “internamente” para que passem a respeitar os símbolos e crenças dos demais povos? Não seria o melhor caminho?”.