Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Hospital da Criança de Maringá celebra um ano de funcionamento


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 15/09/2025 às 13h47
Ouvir: 00:00

O Hospital da Criança de Maringá celebrou nesta segunda-feira, 15, um ano de funcionamento. Desde a inauguração, em setembro de 2024, as equipes do hospital realizaram 8.018 exames de imagens, 12.349 consultas especializadas, 11.198 exames laboratoriais, 3.143 internações e 1.801 cirurgias.

A unidade está sendo implantada em fases. No momento, estão em atividade 33% de toda a estrutura do hospital. O planejamento prevê 10 anos para o funcionamento integral. Mas pelo ritmo, o HCM estará em pleno funcionamento bem antes disso. Parte da UTI foi aberta e o ambulatório de oncologia começou a funcionar anos antes do previsto.

image
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

A cerimônia desta segunda-feira marcou o primeiro ano do hospital e a assinatura de renovação anual do contrato com a gestora, a Liga Álvaro Bahia. 

“Os contratos são feitos por 5 anos e a cada 12 meses se faz os ajustes das metas físicas. Hoje, comemoramos marcas, como mais de 40 mil procedimentos realizados nessa instituição, entre internamentos, exames, cirurgias e consultas especializadas, sendo um centro de doenças raras, tendo terapia intensiva, centros de diagnóstico e o serviço oncológico pediátrico iniciando, entregando para a população de Maringá e região exatamente esta humanização. Isto também significam recursos, recursos que se elevaram nesta conquista com o Governo do Estado, o Governo Federal e o Governo Municipal, aportando hoje mais de 45 milhões por ano para o custeio de todas essas ações”, disse  o secretário de Saúde Antônio Carlos Nardi.

O superintendente da Liga Álvaro Bahia, Carlos Emanuel de Melo, diz que o sucesso do hospital se deve muito à população da cidade, que “abraçou o projeto”.

“Maringá, como um todo, abraçou esse projeto e nós temos encontrado muita facilidade no trato com as pessoas, nas convocações, nos processos seletivos, no trato com o comércio e nas mobilizações sociais, que agora nós começamos a fazer. O hospital pediátrico é um desafio por si só em qualquer lugar do mundo e os objetivos que nós temos são tão grandes que eles não vão ser conseguidos exclusivamente com o esforço administrativo nosso e mesmo com o apoio da Prefeitura e da esfera política de Maringá. Nós precisamos mobilizar as pessoas, nós precisamos mobilizar a sociedade, nós precisamos ter um abraço no entorno desse hospital. Então, é um ano de sucesso e nós somos muito gratos pela oportunidade que Maringá nos deu de participar desse projeto e estamos motivados e revigorados para mais um ano e agora em crescimento geométrico, se Deus quiser”.

Muitas crianças que estavam em tratamento contra o câncer em Curitiba ou outras cidades, já estão sendo atendidas em Maringá. Mais leitos, inclusive de UTI, devem ser abertos no ano que vem.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação