Hospital Universitário de Maringá realiza cirurgia inédita com 15 horas de duração
O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), realizou recentemente uma cirurgia de alta complexidade e inédita na cidade. O procedimento foi um ‘Retalho Livre Microcirúrgico do Músculo Grande Dorsal’, no qual é retirado tecido do dorso (região das costas) e transplantado na região lesada com objetivo de cobrir imediatamente as estruturas expostas e recuperar o volume perdido. Participaram 11 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Segundo Dr. Carlos Calzado e Sergio Auto, médicos especialistas em microcirurgia e cirurgia da mão, o paciente havia sofrido uma fratura exposta na região da perna que evoluiu para uma infecção grave resultando em uma grande área com perda de tecidos e dificuldade de fechamento e cobertura pelos métodos tradicionais.
O procedimento teve um alto grau de complexidade pela necessidade da utilização de microscópio e instrumentais de microcirurgia. A técnica não é nova, mas realizada de rotina somente em poucos centros no Brasil, além de poucos profissionais com treinamento em microcirurgia.
Ainda de acordo com Dr. Carlos Calzado, a cirurgia durou aproximadamente 15 horas.