Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de novembro de 2024

Hospital Universitário de Maringá realiza cirurgia inédita com 15 horas de duração


Por Redação GMC Online Publicado 14/02/2024 às 15h14
Ouvir: 00:00
hum
Procedimento de alta complexidade durou 15 horas e é realizado em poucos centros no Brasil. Foto: Divulgação/HUM.

O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), realizou recentemente uma cirurgia de alta complexidade e inédita na cidade. O procedimento foi um ‘Retalho Livre Microcirúrgico do Músculo Grande Dorsal’, no qual é retirado tecido do dorso (região das costas) e transplantado na região lesada com objetivo de cobrir imediatamente as estruturas expostas e recuperar o volume perdido. Participaram 11 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Segundo Dr. Carlos Calzado e Sergio Auto, médicos especialistas em microcirurgia e cirurgia da mão, o paciente havia sofrido uma fratura exposta na região da perna que evoluiu para uma infecção grave resultando em uma grande área com perda de tecidos e dificuldade de fechamento e cobertura pelos métodos tradicionais.

O procedimento teve um alto grau de complexidade pela necessidade da utilização de microscópio e instrumentais de microcirurgia. A técnica não é nova, mas realizada de rotina somente em poucos centros no Brasil, além de poucos profissionais com treinamento em microcirurgia.

Ainda de acordo com Dr. Carlos Calzado, a cirurgia durou aproximadamente 15 horas.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação