Hossokawa solicita reabertura de segmentos do comércio à Prefeitura

O presidente da Câmara de Vereadores de Maringá, Mário Hossokawa, enviou nessa quarta-feira, 15, um ofício para a Prefeitura solicitando a inclusão de outros segmentos do comércio no decreto que deve ser publicado esta semana.
Segundo o presidente do legislativo, a solicitação tem o objetivo de, assim como outros sindicatos fizeram, reafirmar o interesse de reabertura de forma gradativa.
“Imobiliárias, escritórios de contabilidade, despachantes, salões de beleza, barbearias, cabeleireiros, bancas de revistas, feiras livres, feiras do produtor estão sem respaldo. Então, nós, como vereadores, temos a obrigação de pegar e brigar por todos. Mas, no poder público, e, principalmente, no momento que nos encontramos, com certeza aquilo que a gente pede verbalmente pode passar batido. […] Nós resolvemos colocar em ofício, para que ele [Prefeito], não esqueça”, explica Hossokawa
Mas como evitar aglomerações em feiras livres? Segundo o presidente da Câmara, a sugestão é que seja feito um revezamento entre os feirantes e que as barracas estejam montadas somente de um lado.
“Coloque apenas de um lado para que não fique um fluxo de gente muito grande, aquela aglomeração na parte central das bancas. […] Tudo depende da forma como o Prefeito e sua equipe técnica regulamentar. Logicamente que todo cuidado tem que ter”, sugere o presidente da Câmara.
Sobre a relação com a Prefeitura de Maringá, o presidente da Câmara afirma que tem tido conversas com o prefeito Ulisses Maia, mas que só isso não basta. Segundo ele, é preciso ouvir os sindicatos e entidades para iniciar dar o primeiro passo de reabertura parcial e evitar que os comerciantes fiquem sufocados.
“Nesse momento difícil, que todo mundo está com medo, acho que tem que ter o mínimo de abertura para que as pessoas possam ter esperança de que é um começo e, depois, gradativamente vai aumentar essa abertura que o Prefeito está dando”, diz Hossokawa.
Em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Maringá, a reportagem da CBN foi informada que “seguem os estudos para retomada gradual das atividades econômicas”. Segundo a assessoria, “As decisões são sempre baseadas em estudos técnicos para que o funcionamento das atividades sigam os protocolos de prevenção ao coronavírus”.
Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.
Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.
