Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

HUM tem ambulância para levar pacientes sem gravidade para UPA


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 07/04/2020 às 13h59 Atualizado 23/02/2023 às 12h48
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Toda vez que um paciente com uma dor de cabeça, dor de estômago, ou outro sintoma leve, chegava ao Hospital Universitário de Maringá sem antes passar por uma unidade básica ou até mesma uma unidade de pronto atendimento, criava um problema para o sistema de saúde.

Ele ficava à espera de atendimento ao lado de pacientes graves, muitos deles vítimas de acidentes. Resultado: Pronto Socorro lotado e equipes médicas sobrecarregadas.

Essa situação seria impensável neste momento de enfrentamento do coronavírus. Por isso, nas últimas semanas, com a reorganização do fluxo de pacientes nas unidades públicas de saúde, foi encontrada uma solução para este problema.

Uma ambulância do município fica de plantão para encaminhar esses pacientes até a UBS Mandacaru, ali perto, e que foi transformada em UPA. É o que explica o diretor da 15ª Regional de Saúde de Maringá, Ederlei Alkamim:

“Isso tira essa pressão desse serviço no HU, [… que pode se] organizar para continuar atendendo as cirurgias, que ainda são feitas ali e, também, a questão da covid-19. […] Isso da um suporte para o hospital, é o que chama de reordenação de fluxo”.

Várias outras medidas foram adotadas para organizar o sistema de saúde.
Uma delas foi a transformação da UPA zona norte em unidade exclusiva para atendimento de pacientes com sintomas respiratórios. Essa medida, inclusive, poderia ser mantida mesmo depois da pandemia.

“De repente, por exemplo, de ter uma referência mesmo de um local para atender Síndrome Respiratória Grave. Quem disse que nós teremos só esse vírus? As coisas estão mudando. A gente teve o enfrentamento da H1N1, tem a vacina, mas ainda tem casos”, disse o diretor.

Segundo a Secretaria de Saúde, nas cinco UPAs criadas para atender pacientes que não apresentam sintomas respiratórios foram atendidos 7.890 pessoas nos últimos 17 dias.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação