A partir deste mês, quem ainda não pagou o IPVA 2024 só poderá quitar o débito à vista e com juros. Segundo a Receita Estadual, o período para pagamento parcelado do imposto terminou em maio.
Em Maringá, 25% dos tributos lançados ainda não foram pagos. Na região o percentual é um pouco maior: em Sarandi 32% e em Paiçandu 33%.
O motorista que possui débito de IPVA pode ter o veículo retido se for parado em blitz, não consegue emitir o licenciamento, poderá ser inscrito no cadastro de inadimplentes do Estado e não pode receber créditos ou prêmios do Nota Paraná.
O valor arrecadado com o IPVA é dividido entre o Estado, que fica com 50% do valor, e o município onde o carro foi emplacado, que arrecada a outra metade.
Para pagar o IPVA é preciso emitir a guia no site da Secretaria de Fazenda do Paraná e pagar em bancos credenciados ou via PIX com o QR CODE em qualquer banco em que o contribuinte tiver conta.
Também é possível pagar sem a guia no caixa físico dos bancos credenciados apresentando o documento do veículo.
Há ainda a possibilidade de pagar com cartão de crédito por meio de empresas terceirizadas conveniadas.
O IPVA em atraso de 2023 e de anos anteriores pode ser parcelado em até 10 vezes, desde que a parcela não seja inferior a R$ 137,63.