Índice médio de infestação do mosquito da dengue em Maringá é de 0,5%


Por Luciana Peña/CBN Maringá

A Secretaria de Saúde de Maringá divulgou nesta segunda-feira, 5, o terceiro Levantamento do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (Lira). A infestação predial média é de 0,5%; abaixo do tolerável pela Organização Mundial da Saúde, que é de 1%.

Foto: Arquivo

Os dados foram coletados de 1º a 5 de julho. Nas cinco regiões da cidade o índice está abaixo de 1%, portanto com risco baixo para infestação. Tipicamente neste período do ano, mais frio e seco, o índice de infestação é menor. Mas o 3º Lira de 2024 foi o com menor índice para o período dos últimos anos.

No ano passado, o índice médio foi de 0,6%. Neste Lira, o maior risco, de 0,8%, foi registrado na região 1, das UBSs Parigot de Souza, Requião, Piatã, Pinheiros, Morangueira, Alvorada I e Alvorada III. E o menor índice, de 0,2% foi registrado nas regionais 3, 4 e 5. Por fim, a regional 2 apresentou índice de 0,4%.

O maior percentual de criadouros foi encontrado em vasos e frascos com água, pratos, pingadeiras, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral e outros, com 41%. Na sequência, com 30%, estão garrafas, latas e recipientes plásticos descartados como lixo, sucatas e entulhos de construção. 

Veja outras matérias na CBN Maringá.

Sair da versão mobile