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13 de dezembro de 2025

Lote 4: Infraestrutura PR vence leilão de concessão das rodovias que passam por Maringá

Quatro empresas participaram da concorrência pública realizada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) na tarde desta quarta-feira, 23


Por Walter Téle Menechino Publicado 23/10/2025 às 14h48
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O Consórcio Infraestrutura PR venceu o leilão para a concessão das rodovias que compõem o lote 4, oferecendo o maior desconto sobre a tarifa básica de pedágio, fixada em R$ 0,1678 por quilômetro. O desconto foi de 21,30%. Quatro empresas participaram do certame realizado na Bolsa de Valores de São Paulo às 14 horas desta quinta-feira, 23. O Consórcio Infraestrutura PR cobriu a proposta feita pela Reúne Rodovias Honding S.A., que havia proposto 21,20%.

O consórcio formado pelo grupo EPR, já havia vencido o leilão para administrar os lotes 2 e 6. O novo contrato, sobre o Lote 4, deverá ser assinado até o dia 6 de fevereiro de 2026. De acordo com o cronograma da ANTT, a assinatura do contrato com a EPR deve ocorrer até 6 de fevereiro de 2026. A cobrança nas nove praças — cinco novas e quatro já existentes — deverá começar após a conclusão das etapas contratuais e de implantação dos sistemas operacionais.

O lote 4, que liga Cornélio Procópio a Guaíra, passando por Maringá, Londrina, Umuarama e Paranavaí, tem 627 quilômetros, distribuídos entre três rodovias federais e oito estaduais. Segundo o cronograma, os contratos de concessão devem ser assinados até fevereiro de 2026 e, após a assinatura, a validade da concessão é de 30 anos. Nesse período, deverão ser investidos R$ 8,3 bilhões – entre as obras está o Contorno Sul de Maringá.

O Contorno terá 19,27 quilômetros e receberá três viadutos do tipo diamante, que permitem acesso direto às pistas laterais, e um viaduto tipo trombeta no entroncamento com a PR-897. Em Londrina, será implantado o Contorno Norte, com 30,1 quilômetros de extensão, interligando as rodovias BR-369 e PR-445 e beneficiando diretamente o tráfego de carga e o deslocamento metropolitano entre Cambé, Londrina e Ibiporã

Confira quais são as obras previstas no lote 4:

  • Duplicação de 176 km de rodovia
  • Implantação de 157 km de faixas adicionais
  • 44 km de vias marginais
  • 49 km de acostamentos
  • Correção de traçado de 2,5 km de via
  • Implantação de 101 interseções em desnível
  • 1 viaduto
  • 1 ponte
  • 33 retornos
  • 56 passarelas
  • 50 obras de arte especiais
  • 50,5 km de ciclovias

O edital de licitação, que começou a ser estudado em abril de 2019 e levou quase quatro anos para receber o acórdão do Tribunal de Conta da União, prevê desconto de 5% para quem usa o serviço de cobrança automática por meio de por “tag”, além do Desconto de Usuário Frequente (DUF), que resulta em uma redução progressiva no preço pago de pedágio ao longo de 30 dias para quem utiliza o mesmo trecho diariamente.

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Rodovias que compõem os seis lotes de rodovias federais e estaduais sob concessão – Arte: Governo do Estado

Dos seis lotes de concessão previstos para as rodovias paranaenses, cinco leilões já foram realizados, restando apenas o lote 5.

Lote 1

A concessionária Via Araucária é responsável pela administração dos cerca de 473 km de rodovias federais e estaduais que integram o lote 1, incluindo trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476 e as estaduais PR-418, PR-423 e PR-427. O leilão, realizado na Bolsa de Valores de São Paulo, previu investimentos de aproximadamente R$ 7,9 bilhões em obras e manutenção

Lote 2

O leilão do lote 2 foi vencido pelo consórcio Infraestrutura PR, formado pelo grupo EPR, ofertou um desconto de 0,08% sobre a tarifa de pedágio estabelecida no edital. A concessão envolve cerca de 605 quilômetros de rodovias em diversas regiões do estado, com investimento previsto de R$ 10,8 bilhões

Lote 3

O contrato do lote 3 prevê investimentos de cerca de R$ 16 bilhões em obras como duplicações e contornos, abrangendo 569 km e rodovias da Malha Norte, como a BR−369, BR−373, BR−376 e outras estaduais.

Lote 6

O leilão do Lote 6 foi arrematado pela EPR, única concorrente, em dezembro de 2024 com um desconto de 0,08%. O lote abrange 662 km rodovias no Oeste e Sudoeste do estado, incluindo trechos das BRs 163 e 277 e das PRs 158, 180, 182, 280 e 483. A concessão tem prazo de 30 anos e prevê investimentos de R$ 20 bilhões, incluindo a duplicação de 70% das rodovias.

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