O início de ano será de calor e risco de tempestade, segundo informações do Sistema e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Nos primeiros dias de 2024, essa deve ser a condição climática para Maringá e região.
A metade norte do Paraná normalmente registra as maiores temperaturas. E segundo a previsão do Simepar, os maringaenses podem esperar dias bastante quentes com possibilidade de chuva.
As típicas chuvas de verão. Pancadas rápidas ao final da tarde. Mas essa previsão deixa o maringaense receoso. Será que os ventos serão fortes? Quando são, levam-se dias para contabilizar os estragos.
Segundo o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen, as máximas passam dos 30°C nos próximos dias em Maringá e não se descarta a possibilidade de tempestade no noroeste, mas de forma pontual, diz. “A chance de chuva fica mais alta nas regiões paranaenses nos próximos dias”, diz.
O Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu um alerta amarelo para risco de tempestade. Parte do noroeste do Paraná está incluído nesse mapa que indica perigo potencial para o evento climático. Isso significa chuva que pode ou não ser volumosa e rajadas de ventos acima de 40 km/h. O alerta do Inmet vale até 23h59 desta terça-feira, 2.
Segundo o meteorologista do Simepar, Samuel Braun, um sistema de baixa pressão e um ar aquecido e úmido traz a instabilidade para o Paraná.