Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de junho de 2024

Inmet emite alerta de tempestade e ‘onda de calor’ em Maringá


Por Rafael Bereta Publicado 20/09/2023 às 17h22
Ouvir: 00:00
Foto: Arquivo GMC Online

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta relacionado a tempestade e ‘onda de calor’ para Maringá nesta quarta-feira, 20. O alerta está relacionado ao grande volume de chuva que atinge o Estado.

Em caso de tempestade, o aviso indica chuva entre 20 e 30 milímetros/h, ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos, segundo o Inmet.

O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, os moradores não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e que não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, é indicado desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Em caso de onda de calor, o Inmet colocou Maringá em alerta laranja para a onda de calor que atinge o Brasil. O aviso de perigo é válido até as 18 horas de domingo, 24 de setembro, com a umidade relativa do ar variando entre 28% e 77%. Há risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Veja as regiões em alerta por causa da chuva no Paraná, segundo o Inmet

Fonte: Inmet

O que diz o Simepar

Na maioria das regiões paranaenses, a instabilidade ganha força a partir da tarde desta quarta-feira, com pancadas de chuva localizadas e raios. Novamente há risco de tempestades pontuais no estado.

Na quinta-feira, 21, teremos pouca chuva no Paraná. O ar segue bastante aquecido no estado, com
temperaturas que superam os 30°C em praticamente todas as regiões, mas os índices de instabilidade
ficam mais baixos em comparação aos últimos dias. Apenas no centro-sul paranaense há possibilidade
de chuvas rápidas e localizadas à tarde. No noroeste e norte pioneiro, as temperaturas ficam acima dos
35°C.

Segundo o Simepar, durante a tarde de sexta-feira até podem ocorrer algumas pancadas de chuva no sudoeste e no sul do estado, mas as mesmas atuam de forma bem localizada. Destaque segue para o forte calor previsto em todos os setores, com valores mais elevados no oeste, noroeste e no norte pioneiro (podem chegar perto dos 40°C no final de semana).

Veja a previsão do Simepar para Maringá nos próximos dias

Fonte: Simepar

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação