Maringá e todo o Paraná estão em alerta laranja de perigo para tempestade. O aviso foi sinalizado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta segue também para os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) aponta que as temperaturas nesta quarta-feira em Maringá continuarão altas. A mínima é de 23ºC e a máxima chega a 32ºC.
A probabilidade de ocorrência de chuva em solo maringaense fica em 96%. Já a precipitação acumulada é de 9.5 mm, enquanto a umidade do ar tende a aumenta entre 54% e 88%. Para hoje, rajadas de vento de até 49 km/h podem ser registradas.
Além da região sul marcada por perigo durante as tempestades previstas, parte de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e diversos estados do nordeste também devem ser acometidos pelas fortes chuvas, conforme prevê o Inmet.
Para Maringá, a previsão é de que a instabilidade predomine nesta quarta, mas que o tempo volte a ficar firme já a partir desta quinta-feira, 5. No fim de semana, especialmente no sábado, 7, há previsão de pancadas de chuva.
O meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar, comenta sobre o acumulado de chuvas em todo o Paraná. Em algumas regiões o acumulado deve ultrapassar os 100 mm. O temporal registrado no estado é ocasionado por uma frente fria que passa pelo sul.