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25 de abril de 2024

Instituto Cultural Ingá já captou mais de R$ 8 milhões


Por Lethícia Conegero Publicado 28/05/2020 às 23h29 Atualizado 22/02/2023 às 22h53
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Em 2011, a cidade que leva “canção” no nome deu um grande passo no cenário cultural. Dentro da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), nascia o Instituto Cultural Ingá (ICI), agência de fomento e incentivo à cultura. As primeiras movimentações e captações de recursos para projetos locais iniciaram em 2013.

Até hoje, já foram captados mais de R$ 8 milhões através da Lei de Incentivo à Cultura, por meio do ICI. Só em 2019, foi captado cerca de R$ 1,4 milhão. Mais de 110 projetos já foram apoiados diretamente, o que impactou mais de 80 mil pessoas somente em 2019, com as ações culturais apoiadas ou produzidas pelo ICI.

Por meio ICI, empresas e pessoas físicas podem reverter parte dos impostos em projetos culturais locais. Trata-se de uma entidade cultural sem fins lucrativos que atua em três frentes: gestão e políticas culturais, mercado artístico e visão social. Do ICI, nasceram grandes projetos como o Auto de Natal, que faz parte da programação da Maringá Encantada.

O atual presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Marco Tadeu Barbosa, participou das primeiras movimentações do ICI quando esteve à frente da ACIM, junto com o então secretário de Indústria e Comércio do Paraná, Ricardo Barros, o presidente do ICI na época, Orlando Chiqueto, o vice-presidente do ICI na época, Jair Ferrari e o então diretor-executivo da entidade, Miguel Fernando.

 

Marco Tadeu Barbosa conta que enxergava grande potencial cultural em Maringá.

“Nos reuníamos sempre, mas éramos voluntários. Quando colocamos o Miguel Fernando, que era funcionário da ACIM, para trabalhar no ICI em tempo integral, o projeto decolou, porque ele é muito competente e sensível à causa cultural. Visitamos e mobilizamos empresas, para que destinassem um imposto que teriam que recolher de qualquer forma, para o nosso projeto, e disso nasceram vários eventos culturais. É um recurso que fica aqui, é investido na cidade, e volta através de impostos, ações no comércio, etc.”, conta.

Miguel Fernando, que hoje atua como consultor de projetos criativos do ICI, conta que, no início, o trabalho da entidade foi desafiador.

“O ICI é uma instituição única instalada dentro de uma associação comercial no Brasil, que trabalha com a captação de recursos para viabilizar projetos criativos, artístico e culturais, e que de tão inovador no início, despertou a atenção dos governados nas esferas federal, estadual e, claro municipal. Movimentou milhões nos dias atuais e é um mecanismo importantíssimos que leveria ser replicado para outros municípios”, destaca.

O atual diretor-executivo e consultor de projetos do ICI, Alan Gaitarosso, reforça que o objetivo da entidade é promover o mercado cultural de Maringá.

“Atuamos na formação e capacitação da classe artística, trazemos cursos e palestras para promover essa discussão. E fazemos a ponte entre a produção artística e as empresas, que podem contribuir por meio da Lei de Incentivo à Cultura ou de forma direta, com patrocínio. O ICI também cobra que os produtores artísticos deem feedback dos eventos e ações aos empresários que contribuem”, frisa Gaitarosso.

Interessados em contribuir com projetos culturais de Maringá e região podem entrar em contato com o Instituto Cultural Ingá por meio do telefone: (44) 3025-9595. Outras informações também estão disponíveis no site da entidade: institutoculturalinga.com.br.

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