Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Ipem em Maringá reprova 100% das marcas de papel toalha analisadas


Por Redação GMC Online Publicado 02/12/2019 às 19h07 Atualizado 25/02/2023 às 04h26
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A equipe da Regional de Maringá, do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipen-PR), reprovou 100% das onze marcas de papel toalha interfolhado com valor nominal de 1.000 (um mil) unidades, que passaram pela fiscalização do Ipem-PR em novembro passado.

Foram coletadas, em oito pontos de revenda, 570 amostras de 11 marcas encontradas no comércio da cidade, e encaminhadas para verificação no Laboratório de Pré-Embalados da Regional, onde os testes foram realizados em consonância com a legislação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

As amostras analisadas foram reprovadas pela falta de produto e dimensão em desacordo com as indicadas nas embalagens, sendo que o maior erro encontrado foi em um lote das amostras que chegou a faltar 189 folhas na média, no universo de 1.000, o que representa 18,9% a menos do produto comercializado. Outras amostras foram reprovadas pela falta nas medidas indicadas na embalagem, sendo que em uma das amostras onde a indicação era de 21 cm no comprimento, e o teste indicou apenas 20,2 cm.

O gerente da Regional de Maringá, Michel Ravazi, disse que “a partir de várias denúncias que chegaram à Ouvidoria do Instituto, iniciamos a operação há mais de 60 dias, com a coleta do material no comércio local, depois os testes foram marcados e os representantes das marcas convidados para acompanhar esse trabalho no Laboratório, o que demandou um certo tempo para conclusão, em função da obrigação de serem contados individualmente cada embalagem de 1.000 unidades”, explicou Ravazi.

Produtos Pré-Embalados

Os produtos pré-embalados são aqueles pesados e medidos longe das vistas do consumidor e em condições de comercialização imediata, explica o gerente de Pré-Embalados do IPEM-PR, Sérgio Camargo, e devem cumprir o que determinam os regulamentos do setor, segundo legislação do Inmetro, para produtos comercializados em unidades de comprimento e em número de unidades de conteúdo nominal igual.

No caso do papel toalha interfolhado, explica o gerente Sérgio Camargo, a quantidade do produto e as dimensões do produto devem estar de acordo com indicação apostas nas embalagens dos mesmos. Caso não estejam de acordo, o fabricante deve ser autuado.

“A fiscalização em Maringá encontrou erros que superaram a tolerância individual prevista em legislação, que é de 1% quanto ao número de unidades indicadas”, finalizou o gerente da Regional de Maringá, Michel Ravazi.

O estabelecimento autuado tem 10 dias para apresentar sua defesa junto ao IPEM-PR. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

As informações são do Ipem-PR. No site do órgão está a relação de marcas reprovadas.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação