
A religiosa Irmã Maria Johannita, da Congregação das Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria, comemora nesta segunda-feira, 26, em Maringá, seu aniversário de 101 anos de vida. Ela vive desde 2000 no Lar Rainha da Paz.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
Natural da Alemanha, ela ingressou na vida religiosa no período pós-Segunda Guerra e chegou a iniciar a formação em enfermagem na Suécia, porém, antes de concluir, foi enviada pela congregação para o Brasil, mais precisamente, para Maringá, no ano de 1957.
Irmã Maria Johannita, chegou na cidade antes do primeiro bispo, Dom Jaime Luiz Coelho. Ela trabalhou como enfermeira apenas por oito dias na Santa Casa de Maringá, substituindo profissionais em férias. Em seguida, passou a atuar como catequista na Paróquia São José Operário.
No início da década de 1960, foi transferida para Ubiratã, onde continuou o trabalho de catequese. Durante essa atividade, utilizou seus conhecimentos de enfermagem para orientar famílias, especialmente no cuidado com a saúde das crianças.
Em pouco mais de 80 anos de vida religiosa, nunca pensou em ter uma vida diferente. “Me encontrei, e encontrei firme. Tenho essa vocação de ser religiosa. Outro caminho não tem”, disse em entrevista à repórter Brenda Caramaschi em fevereiro de 2025, logo após completar 100 anos.