Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

‘Já prevemos queda na arrecadação’, diz secretário de Fazenda


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 26/05/2020 às 23h13 Atualizado 22/02/2023 às 23h08
Ouvir: 00:00

“Já estamos prevendo queda na arrecadação em Maringá”, diz secretário de Fazenda. A afirmação de Orlando Chiqueto foi dada à reportagem após audiência pública relativa à prestação de contas da Prefeitura nos primeiros quadrimestres de 2020. Foi na Câmara de Vereadores, nesta terça-feira, 26.

Nos primeiros quatro meses de 2020, a Prefeitura arrecadou 39,42% do previsto – R$ 658 milhões. A previsão atualizada para o ano é de R$ 1,6 bilhão em arrecadação. Segundo Chiqueto, o impacto do coronavírus, que paralisou atividades, não foi sentido no caixa porque o começo do ano é o período em que entra o dinheiro do IPTU e outras taxas. Agora, o próximo quadrimestre será de queda, embora ainda não haja previsão de queda, diz ele. Contratos com a Prefeitura estão sendo renegociados para diminuir custos.

“Como houve a paralisação econômica da maioria das dos segmentos da cidade, e também a suspensão do pagamento de alguns impostos como IPTU e ISS, com certeza nós sentiremos um impacto na arrecadação, uma queda, no próximo quadrimestre. Principalmente nos meses de maio, junho e julho. Já estamos prevendo essa queda. É muito cedo, porque a prefeitura faz uma análise dos seus dados com base no regime de caixa, mas as empresas medem movimentação econômica com base no regime de competência, o imposto de março foi pago em abril, o de abril vai ser pago em maio, então temos que esperar maior e junho para sentir o que vai representar essa queda na arrecadação. E já estamos antecipando essa situação e vendo como vamos recompor essa receita e reduzir gastos. Vamos ter que reestruturar o orçamento de Maringá para 2020, projetar uma nova receita provavelmente menor. E avaliar as nossas despesas, o que já estamos fazendo, por exemplo uma renegociação de todos os contratos da Prefeitura de Maringá”, frisou Chiqueto.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação