O jornalista Eduardo Xavier lança no próximo dia 14, em Maringá (PR), o livro Fragmentos: Poemas sobre existir, amar e permanecer, uma obra que pode ser definida como um inventário em frações, com registros de reconstrução, do contraditório, dos abismos da mente e delicadezas que nos tornam humanos. A obra terá versões física e E-book.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
Fragmentos é uma experiência de reconhecimento. Com uma linguagem que transita entre o visceral e o cotidiano, o autor explora temas como a integração entre luz e sombra, o enfrentamento dos vazios internos e a beleza da vulnerabilidade.
Como diz no prefácio, o livro “expõe vazios entre um questionamento e outro, aqueles espaços onde a alma, desprovida de máscaras, finalmente vomita sua verdade mais crua”. “São poemas que não carecem ser desvendados, já que a poesia é que nos desvenda”, diz Xavier, também autor do livro Esquizopó: Entre o mundo fantasioso da cocaína e a realidade”, lançado em 2024.
A estrutura do livro remete a uma caderneta de anotações de madrugada e outros momentos de reflexão, de interiorização. Alguns poemas curtos e impactantes, caracterizados ao que hoje é nomeado instapoemas ou micropoemas, se encaixam no formato de redes sociais pela brevidade, como “Gaiola de Luzes” e “Realidade”, mas estão na contramão dessa possível visibilidade por gerarem desconforto, em uma ressonância autodepreciativa, Eduardo Xavier estabelece diálogos literários e culturais com nomes como Clarice Lispector (pela aceitação dos opostos), Belchior (pela melancolia do tempo) e o cineasta Ingmar Bergman (pela angústia íntima), conferindo profundidade e ressonância contemporânea à sua escrita.
Em “Fragmentos” há autoconhecimento, identificação emocional e uma poesia que não teme a exposição das feridas. A obra se afasta do vitimismo e do manual de autoajuda, posicionando-se como um companheiro para quem aceita viver na contradição e nela encontrar beleza. “São versos do lógico dentro do ilógico e vice-versa; sentimento em conexões que não precisam de razão para existir”, afirmou o autor.
Sobre o autor
Eduardo Xavier é jornalista, estudante de Psicologia e criador de conteúdo sobre dependência química. Sua trajetória profissional, iniciada com a graduação em Jornalismo em 1998, percorreu redações dos Estados de São Paulo e Paraná, como o jornal O Diário do Norte do Paraná e jornal Metro, em Maringá; Tribuna Impressa de Araraquara; Jornal de Marília; Oeste Notícias e O Imparcial de Presidente Prudente, além de ter atuado como correspondente no Japão, pela revista Made in Japan. Passou também pela produção jornalística da TV Tibagi SBT.
Essa experiência em comunicar e investigar realidades diversas encontra hoje um propósito singular, que é o acolhimento e a conscientização sobre a dependência química. Atualmente, em formação em Psicologia, Eduardo une Jornalismo à sensibilidade terapêutica, dedicando-se a um trabalho informativo e de apoio por meio de suas plataformas digitais.
Seu primeiro livro, “Esquizopó: Entre o Mundo Fantasioso da Cocaína e a Realidade” (2024), é a síntese desse percurso. Nele, o autor funde a narrativa precisa do repórter com a compreensão humana, oferecendo um relato cru e necessário sobre os abismos e a recuperação da dependência.
Lançamento do livro “Fragmentos: poemas sobre existir, amar e permanecer”
Data: 14 de fevereiro de 2026 (sábado)
Horário: 16h às 19h
Local: Café Cultura (3º piso – Shopping Maringá Park
Avenida São Paulo, 1.099
Maringá (PR)
Pré-venda
O livro já está disponível para pré-venda e será comercializado no evento de lançamento.
Para reservar um exemplar entre em contato com o autor pelo Whatsapp (44) 99185-08192