Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de novembro de 2024

Jovem maringaense viraliza ao publicar vídeo em que ensina vizinha idosa a usar o celular


Por Ivy Valsecchi Publicado 10/01/2023 às 20h34
Ouvir: 00:00
A maringaense Beatriz Capella, de 21 anos, fez um tutorial para ensinar a vizinha Maria, de 68 anos, a utilizar o celular. O vídeo em que ela conta a história viralizou nas redes sociais. Foto: Arquivo pessoal.

A maringaense Beatriz Capella, de 21 anos, protagonizou uma história que está tomando conta das redes sociais, e por um motivo mais do que justo.

Isso porque, ela postou em em seu perfil no TikTok um vídeo que mostra ela ensinando a vizinha Maria, de 68 anos, a utilizar o celular pela primeira vez. A ideia de Beatriz foi fazer um tutorial escrito à mão, bem detalhado e colorido, para facilitar o entendimento para a Maria. O vídeo mostra que a idosa se surpreende quando descobre, por exemplo, a possibilidade de fazer uma chamada de vídeo, e se emociona ao ver pela câmera o filho que já não via há cinco anos. Beatriz encerra o tutorial com uma dedicatória para a vizinha – veja abaixo o tutorial criado pela jovem.

Até o fechamento desta matéria o vídeo no TikTok já tinha mais de um milhão de visualizações e quase 180 mil curtidas. O vídeo também foi repostado pela página @celebridadenews, que tem 1,5 milhão de seguidores e é voltada a publicações que mostram ações de generosidade. Desde então, as imagens estão sendo compartilhadas por milhares de pessoas nas redes sociais – veja o vídeo abaixo.

Em entrevista ao GMC Online, Beatriz contou que ela e Maria são vizinhas há 17 anos e têm uma relação bem próxima. “Sempre que posso estou indo na casa dela. Desde pequena já tenho o costume de frequentar a casa dela, mas por conta dos meus estudos e correrias da vida, parei de ir com tanta frequência, mas sempre que posso passo por ali para perguntar se ela está bem”, conta.

Segundo Beatriz, Maria mora com o marido, Cido. “As visitas que ela tem são minhas, da minha irmã e minha mãe, que sempre estamos conversando com ela… tem as amigas dela que às vezes aparecem na casa dela, mas não é com tanta frequência. A família dela é muito grande, ela tem 13 irmãos, 2 filhos e netas, mas ela não tem contato com quase ninguém. Os filhos dela faz mais de 5 anos que não vão até a casa dela e ela também não tem condições de ir até eles, então a única forma que ela de se comunicar com eles é pelo telefone fixo”, diz.

Beatriz com a vizinha Maria e o esposo dela, Cido. Foto: Arquivo pessoal.

Antes de essa história viralizar, Maria tinha um celular de modelo antigo, sem muitos recursos e que ela usava só para fazer ligações. Como ela comprou um smartphone, precisava de ajuda para aprender a utilizar o aparelho. “Sempre que ela precisa de ajuda para qualquer coisa ela me chama e dessa vez não foi diferente, ela estava morrendo de vergonha de me chamar, mas ela não teve pra onde fugir e acabou me procurando”, conta Beatriz, aos risos.

Beatriz fez três tentativas para ensinar Maria a lidar com a nova tecnologia, mas sem muito sucesso. “Por ser algo muito novo para ela, tecnologia e tudo mais, ela não tinha noção nem de como começar, não sabia para que serviam os ícones do celular, WhatsApp… ela não sabia que dava para se comunicar com as pessoas através de vídeo chamada, fotos, áudio e tudo mais. Ela ficou impressionada quando comecei a mostrar todos esses recursos do celular. Expliquei várias vezes como os aplicativos e ícones do celular funcionavam, mas por ser uma pessoa mais simples, humilde, idosa e que nunca teve contato com a tecnologia, ela não entendeu muito bem, então para ela não desanimar e desistir do celular eu decidi fazer esse manual mais interativo e simples para ela conseguir acompanhar”, relata.

“Eu fiz um manual para ela, tirei print de todas as telas do celular que ela iria usar e detalhei tudo, coloquei a função de cada ícone. Foquei bastante no WhatsApp também, explicando cada coisinha que tinha e que ela poderia utilizar. No começo eu percebi q ela estava um pouquinho perdida ainda, mesmo com o manual, eu mandava mensagem para ela, ela nem visualizava, mas agora ela já consegue visualizar e até me responder em áudio, muito fofa!!”

Beatriz conta que Maria chorou bastante e chegou a passar mal de tanta emoção. “Ela falou que ninguém nunca tinha feito nada disso para ela e que muitas vezes as pessoas julgam ela pela aparência sem conhecer a história dela, então ela ficou muito feliz e grata por tudo o que faço por ela. E como ela descobriu que através do WhatsApp ela conseguiria conversar com os filhos dela por vídeo e receber fotos deles, ela chorou muito, porque faz mais de 5 anos que eles não vem ver ela e nem ligam para perguntar se ela está bem, então ela teve essa oportunidade de conseguir se comunicar com eles e ainda ver o rostinho deles”.

Veja o tutorial criado por Beatriz para ensinar a vizinha Maria a usar o celular

Para servir de exemplo

No início, a ideia de Beatriz era compartilhar a história apenas com amigos próximos nas redes sociais. Mas a reação de Maria foi tão surpreendente que ela decidiu postar e compartilhar para servir de exemplo. “Para incentivar outras pessoas a terem mais paciência e mais vontade de ajudar o próximo, e pelo jeito eu atingi a minha meta”, avalia.

“Eu sei que muitas pessoas ao verem alguém fazendo o bem para o outro pensam que “é para se mostrar”. Essas pessoas que têm esse pensamento não sabem realmente o que é viver a vida… elas devem ter algo dentro delas que bloqueia e não deixa elas verem o lado bom da vida. Mas já as pessoas que veem essas situações com os olhos que realmente devem ser vistos já pensam que as pessoas que fazem o bem e mostram é para inspirar! E é isso que eu quero… inspirar as pessoas e mostrar que a vida tem muitas coisas boas e que ela é muito curta para viver destilando o ódio. Então apenas viva, seja feliz e faça sempre o bem sem olhar a quem, porque um dia pode ser você que pode estar do outro lado da moeda”, diz Beatriz.

A história continua…

A história de Beatriz e Maria ainda não terminou. Beatriz está preparando novos vídeos que mostram Maria contando como já tem conseguido usar sozinha as funções do celular, a história de vida da vizinha e as reações dela ao saber que está famosa na internet e na televisão. Para acompanhar, clique aqui, e aqui.

Veja o vídeo que viralizou nas redes sociais

https://www.tiktok.com/@beatrizcapellaa/video/7186317228638309638?is_copy_url=1&is_from_webapp=v1

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação