Jovens fazem ato na praça da Prefeitura de Maringá em apoio a refugiados ucranianos


Por Monique Manganaro, com informações da Assessoria de Imprensa
Foto: Ligia Leite

Um grupo de jovens se reuniu nesta quarta-feira, 20, na Praça Deputado Renato Celidônio, em Maringá, em um ato para lembrar a condição das pessoas refugiadas pelo mundo, em especial os refugiados ucranianos. O protesto é uma ação do Instituto TeenStreetBrasil, que promove na cidade até o próximo sábado, 23, diversas atividades relacionadas ao tema. 

De acordo com a organização, o ato começou na manhã desta quarta-feira com uma caminhada do Ginásio do Colégio Objetivo, no Jardim Aclimação, até o gramado da Catedral de Maringá e a praça em frente à Prefeitura Municipal. No local, adolescentes fizeram orações e promoveram reflexões. 

Vestidos com roupas pretas, amarelas e azuis e levando bandeiras de países com refugiados no Brasil, os jovens seguiram em silêncio pelas ruas e avenidas da cidade, com pontos estratégicos de parada para momentos de oração pelos refugiados. “O objetivo é trazer essa sensibilização em favor do refugiado para a população de Maringá por meio de adolescentes de todo o Brasil reunidos em nossa cidade”, explicou Cris Caracek, um dos organizadores do evento. 

https://gmconline.com.br/wp-content/uploads/2022/07/WhatsApp-Video-2022-07-20-at-15.28.12.mp4
Foto: Ligia Leite

Em entrevista à CBN Maringá, o coordenador do ecossistema missional do TeenStreetBrasil, Weslley Kendrick Silva, explicou que foi um anseio dos próprios adolescentes promover uma manifestação em favor da paz. “Eles pediram e a gente atendeu. Organizamos junto com eles um planejamento para tentar levar um pouco para a cidade essa mensagem a favor da paz, contra a guerra, a favor do acolhimento do refugiado, para que a sociedade possa ser um pouco mais mobilizada para atender essa causa”, afirmou.

Segundo o Instituto TeenStreetBrasil, centenas de jovens de todo Brasil estão em Maringá para participar da temporada de inverno da entidade, que segue até sábado, 23. Ao longo de uma extensa e diversa programação, o tema dos refugiados ganha importância.

Além da presença de muitos refugiados como participantes do evento, um pastor ucraniano irá participar ativamente de uma das dinâmicas que retrata a realidade difícil do país.

Ouça a entrevista completa na CBN Maringá.

Sair da versão mobile