Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Lei que proíbe que se jogue lixo na rua entra em vigor em Maringá


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 05/08/2021 às 14h49 Atualizado 20/10/2022 às 13h27
Ouvir: 00:00
Foto: Ilustrativa/Arquivo/PMM

A lei 11.315 de 2021 foi publicada no Diário Oficial do Município na última segunda-feira, 2, e por isso, já está valendo. A lei que proíbe o cidadão de jogar lixo nas calçadas e ruas de Maringá foi assinada por 17 vereadores desta e da legislatura passada.

Quem for flagrado jogando lixo em via pública pode ser advertido ou multado. A multa começa em R$ 100,00 para volumes pequenos, menores do que uma lata de refrigerante e sobe para até R$ 7 mil quando o lixo for maior do que uma latinha de refrigerante.

O flagrante pode ser feito por agentes públicos. Mas qualquer cidadão pode denunciar, desde que apresente provas como vídeos ou fotos.

Difícil encontrar alguém que não apoie a lei. Marcos Antônio da Silva, servidor da Secretaria Estadual da Saúde, quando não encontra uma lixeira, guarda o resíduo até que possa descartá-lo da forma correta. Ele concorda com a multa.

“É uma lei muito boa que precisa mesmo para o pessoal conscientizar mais. […] Como eu trabalho com o carro da Saúde, ali no carro mesmo já tem um lugarzinho e jogo ali dentro, depois eu descarrego na lixeira. […] A gente vê muitas pessoas, do lado de uma lixeira, jogando [o lixo] na rua”, diz o servidor.

E por resíduos menores se entende desde um papel de bala a uma bituca de cigarro. Muita gente tem costume de jogar este tipo de material nos canteiros de árvores como se fosse a coisa mais normal do mundo. E não é. A comerciante Raquel Marçola diz que as plantinhas do canteiro não sobrevivem a tanto descaso com a limpeza pública e o meio ambiente.

“Bituca de cigarro, papelzinho, copo descartável, canudo, papel de bala e etc. Incomoda demais, a calçada sempre está muito suja. Então, é questão de educação mesmo, as pessoas também teriam que ter essa conscientização, não só receber multa para entenderem que não pode”, comenta a comerciante.

A lei anterior, 9.725 de 2014, que também proibia que se jogasse lixo na rua, mas que dava margem a questionamentos jurídicos, foi revogada.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação