Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Mãe denuncia alteração de notas do filho em colégio estadual de Maringá; Secretaria se pronuncia


Por Thiago Danezi Publicado 16/12/2025 às 16h32
Ouvir: 00:00
f12755f0bb32bfb7ef2eb4b073b37f6c_M
Foto: Freepik | Image ilustrativa

Uma mãe de aluno da rede estadual de ensino de Maringá questionou a alteração de notas escolares registradas no aplicativo Escola Paraná. A denúncia foi feita durante participação na programação da rádio Maringá FM, parceira do GMC Online.

Segundo o relato, o filho, estudante do Colégio Estadual Rodrigues Alves, localizado na Vila Santo Antônio, havia obtido as seguintes notas em Língua Portuguesa ao longo do ano letivo: 3,5 no primeiro trimestre, 6,0 no segundo e 7,5 no terceiro. De acordo com a mãe, os resultados levariam à reprovação do aluno por média.

LEIA TAMBÉM: Vídeo: Cobra cascavel é encontrada em fundo de quintal em Maringá

WhatsApp Image 2025-12-16 at 16.28.55
Foto: Maringá FM | Reprodução

No entanto, ao acessar o aplicativo Escola Paraná, ela afirma ter identificado que a nota do primeiro trimestre havia sido alterada para 6,0, o que garantiu a aprovação do estudante. Ainda conforme o sistema, o aluno passou a constar com notas 60 no primeiro e segundo trimestres e 75 no terceiro. A mãe disse possuir registros das informações e relatou estranhamento com a mudança.

image

Diante da denúncia, o GMC Online entrou em contato com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), que se manifestou por meio de nota. A pasta informou que a alteração está relacionada à participação do estudante no programa “Se Liga! É tempo de aprender mais!”, desenvolvido na unidade desde novembro, conforme orientações da secretaria.

De acordo com a Seed-PR, o programa envolve ações de recuperação, reforço e aprofundamento da aprendizagem, e os alunos participantes podem ter seus resultados atualizados no sistema, refletindo o desempenho alcançado durante esse período. A secretaria destacou ainda que as escolas e os Núcleos Regionais de Educação (NREs) estão à disposição das famílias para prestar esclarecimentos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação