Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Mais de 100 sepulturas estão abandonadas no Cemitério Municipal de Maringá


Por Redação GMC Online Publicado 16/12/2025 às 16h46
Ouvir: 00:00

A Prefeitura de Maringá, por meio das secretarias de Infraestrutura e Limpeza Urbana, segue realizando serviços contínuos de manutenção no Cemitério Municipal. As equipes atuam diariamente em arborização, roçada, pintura e conservação das calçadas.

Na terça-feira (9), o município publicou um edital de notificação para que responsáveis ou familiares regularizem e mantenham sepulturas que se encontram em estado de má conservação. O edital abrange mais de 100 sepulturas de falecidos entre 1951 e 2012.

9a4f2a4d-206b-45ab-84db-f7aee077bf2b
Foto: Rafael Macri | PMM

De acordo com a notificação, os responsáveis têm o prazo de 30 dias, a partir da publicação do edital, para tomar ciência da situação e providenciar a renovação da permissão de uso, caso esteja vencida, além de realizar os reparos necessários nos túmulos. Quando aplicável, o documento também prevê a autorização para exumação ou translado para o ossuário, conforme a legislação municipal vigente.

LEIA TAMBÉM: Nota Paraná: Morador que ganhou R$ 50 mil é procurado; veja o nome do sortudo

Caso as medidas não sejam adotadas dentro do prazo, o município poderá tomar providências legais, como a retomada da sepultura ao patrimônio público municipal e a abertura do túmulo para exumação, com translado dos restos mortais para o ossuário.

“Os familiares detêm concessões de túmulos no Cemitério e são responsáveis pela manutenção e limpeza das sepulturas. Estamos notificando as famílias para que cuidem desses túmulos em estado de má conservação e, caso não realizem a adequação, pediremos a desapropriação”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Limpeza Urbana e Defesa Civil, Vagner Mussio.

Além das ações de notificação, as equipes da Secretaria de Limpeza Urbana realizam manutenção constante nas áreas comuns do Cemitério, que possui 255 mil metros quadrados e cerca de 35 mil sepulturas. Os servidores fazem o recolhimento de galhos, resíduos de construção das sepulturas e materiais descartados de maneira irregular, garantindo a conservação e organização do espaço.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação