Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de dezembro de 2025

Mais de 30 mil atendimentos: Veja o que mais gerou reclamações no Procon de Maringá em 2025


Por Thiago Danezi, com Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 25/12/2025 às 08h56
Ouvir: 00:00

Os serviços financeiros lideraram as reclamações registradas pelo Procon de Maringá em 2025 e representaram cerca de 20% de todos os atendimentos realizados pelo órgão ao longo do ano. Ao todo, foram 30.980 atendimentos presenciais e via call center, sendo 6.670 relacionados a problemas com instituições financeiras, principalmente empréstimos consignados e contratos com cláusulas abusivas.

As operadoras de telefonia aparecem em segundo lugar no ranking de reclamações, com 2.983 atendimentos. Segundo o Procon, os serviços financeiros e de telecomunicações permanecem, desde o início do ano, como os principais motivos de queixa dos consumidores.

LEIA TAMBÉM: Veja como será o tempo na véspera e no dia de Natal em Maringá e no Paraná

WhatsApp Image 2025-12-24 at 08.43.49
Foto: Reprodução | Procon

De acordo com a coordenadora do Procon de Maringá, Audilene Rocha, a maior parte das pessoas que procuram o órgão tem mais de 40 anos, com destaque para os idosos, que são os mais afetados por problemas nas relações de consumo. As mulheres também lideram o número de reclamações formais, com 9.247 registros, contra 6.873 feitos por homens.

Do total de atendimentos, 1.600 não foram solucionados de forma imediata e resultaram na abertura de processos administrativos, que seguem em andamento. Ainda em 2025, 517 processos foram encaminhados para inscrição em dívida ativa por descumprimento de multas e falta de resolução dos conflitos com consumidores.

O Procon realizou 1.542 ações de fiscalização ao longo do ano, com 1.114 notificações, 355 averiguações, 65 constatações de irregularidades e 36 autos de infração. As multas arrecadadas somaram R$ 4 milhões destinados ao Fundo Municipal do Procon.

Além do atendimento direto, o órgão intensificou ações educativas. Foram realizadas 88 palestras em escolas e empresas, alcançando quase 5 mil pessoas, além da participação em 83 eventos com foco na orientação sobre direitos do consumidor, consumo consciente e educação financeira.

Outro desafio destacado pelo Procon em 2025 foi a fiação solta em vias públicas. Somente a Copel recebeu 450 notificações relacionadas ao problema. O órgão aguarda a apresentação de um cronograma para a retirada da fiação irregular em toda a cidade.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação