Manifestação pede pavimentação de avenida que dá acesso ao Contorno Sul

Na manhã deste domingo, 9, moradores dos jardins São Clemente, Europa e Espanha, na zona sul de Maringá, realizaram uma manifestação. Eles pedem a pavimentação e iluminação de um trecho da Estrada São José. O trecho é a Avenida Valdecir de Brito, muito utilizada por moradores que precisam cruzar o Contorno Sul.
Mães que moram nos Jardins Santa Rosa, Itaipu, Universo e Borba Gato e têm filhos matriculados na creche do Jardim São Clemente, fazem a travessia todos os dias.
Os manifestantes levaram até uma piscina para o protesto. No cartaz o pedido: “Prefeito, usa o dinheiro da prainha”, em referência ao projeto Parque das Águas anunciado recentemente pelo prefeito Ulisses Maia.
O problema é que ainda não se sabe se a via é pública ou está em terreno particular, diz a presidente da Associação de Moradores do Jardim Espanha, Vânia Cristina Oliveira.
“Ela é denominada como Avenida Valdecir de Brito, porém também nós temos toda a situação junto à Prefeitura que vem nos ajudando e tivemos a visita também do secretário da Semob [Secretaria de Mobilidade Urbana] para verificar essa situação, que seria talvez uma parte particular e vai nos proporcionar como calçamento ali, da via. Sendo particular, não tem o que fazer no momento. Esse calçamento, essa iluminação já seria fundamental”, explica Vânia.
Agora os moradores esperam que em breve a prefeitura informe o que poderá ser feito no local.
“Se ela for pública, aí o pessoal pede a pavimentação e a iluminação. Agora, se ela não estiver com o poder público, a gente solicita o quanto antes a parte do calçamento que já viabiliza para os moradores e, não só para os moradores desses bairros, para todo pessoal que percorre essa parte”, diz a presidente da Associação de Moradores.
Na manhã desta segunda=feira, 10, a Prefeitura de Maringá informou que a continuação da Estrada São José é uma área privada e ainda não foi loteada.
Reportagem atualizada às 9h26 do dia 10/01/2021, com o retorno da Prefeitura de Maringá.