Dezenas de pessoas se reuniram na tarde deste sábado, 14, na Praça da Catedral de Maringá, para manifestar repúdio contra a agressão a angolanos numa loja de conveniência da cidade. Os manifestantes foram para a praça com cartazes com frases como “Vidas negras importam”.
Num pequeno palanque, discursaram contra atos de xenofobia e racismo. Durante a manifestação, houve uma apresentação de maracatu para valorizar a cultura brasileira de origem africana.
O caso de agressão contra angolanos que repercutiu durante a semana ocorreu na noite do sábado passado, 7. Imagens mostram dois homens sendo agredidos e arrastados numa loja de conveniência que faz parte de uma rede de revendas de cerveja.
A polícia está investigando o caso para saber se houve lesão corporal ou crime de racismo. A empresa alega que não houve racismo e que a confusão começou porque um dos angolanos entrou na loja sem máscara depois de ser alertado várias vezes.
Na semana que vem, representantes do consulado de Angola no Brasil virão a Maringá para acompanhar o caso e prestar apoio às vítimas.