Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Maringá abriu 1.895 vagas de emprego formal em fevereiro de 2021, mostra Caged


Por Drª. Juliana Franco Afonso Publicado 16/04/2021 às 18h28 Atualizado 01/02/2023 às 09h12
Ouvir: 00:00
Em Maringá, perda de vagas formais no 1º semestre é a maior dos últimos 13 anos
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O saldo de emprego formal em fevereiro de 2021 é o maior dos últimos 11 anos. Maringá registrou um aumento na abertura de novos postos de trabalho de 47% em comparação a 2020. Quando analisamos 2019, o aumento é ainda maior, com um crescimento de 57%, veja o gráfico:

Fonte: Caged

No 1° bimestre de 2021, já foram criados 659.780 novos postos de trabalho do Brasil, 66.763 no Paraná e 3.092 em Maringá, este último registrando um crescimento de 67% em relação ao ano passado. Veja o Gráfico:

Fonte: Caged

Ao analisar as principais cidade paranaenses, Maringá foi a cidade que mais gerou emprego depois da capital, sendo seguida por Cascavel e Londrina, veja:

Fonte: Caged

No entanto ao analisar a geração de emprego por 100 mil habitantes, Maringá ocupa a 3° posição entre as principais cidades, ficando atrás da capital e de Cascavel, veja:

Fonte: Caged

Mas quais os setores que mais contrataram em Fevereiro de 2021?

Vou responder esta pergunta fazendo uma análise por grandes setores do IBGE:

Serviços:
No caso de serviços, que representou 41% das contratações em Fevereiro, ganha destaque a administração pública, com a contratação de professoras para a educação infantil e ensino fundamental, gerando 204 novos postos de trabalho e profissionais da Saúde com 133 novas vagas. Outros segmentos que também se destacaram foram: Tecnologia da Informação, Publicidade e Propaganda e Consultorias Jurídicas e Contábeis.

Comércio:
O comércio representou 21% das contratações em Fevereiro, com destaque para as lojas que vendem produtos para a construção civil, produtos farmacêuticos e equipamentos de informática.

Construção Civil:
A Construção Civil gerou 378 novos postos de trabalho ( 20% do total) , com destaque para as empresas voltadas para obras de infraestrutura e construção de edifícios.

Indústria:
O setor industrial também apresentou saldo positivo de emprego, foram 315 novas vagas. As indústrias que mais contrataram foram: fabricação de móveis, confecções, fabricação de instrumentos para uso médico e odontológico.

Mas quais as ocupações mais contratadas?

Para saber qual o tipo de profissional que foi contratado por estes setores e seu perfil é importante saber quais as ocupações foram demandadas. Fiz uma lista das seis ocupações mais demandadas:

posição: assistentes e auxiliares administrativos
posição: trabalhadores da construção civil
posição: vendedores
posição: auxiliar de enfermagem
posição: profissionais de nível superior na educação infantil e ensino fundamental
posição: auxiliar de produção

Com relação ao Nível Educacional, sabemos que:

A faixa etária das pessoas contratas em Fevereiro de 2021 foram:

Analisando a economia brasileira e maringaense, percebemos que apesar de a pandemia ter ocasionado o fechamento de postos de trabalho formal em vários setores, com destaque o de turismo, alguns segmentos estão conseguindo crescer em meio a pandemia, gerando emprego e renda, contribuindo para amenizar a crise econômica.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Drª. Juliana Franco Afonso

Entendendo economia de forma simples e como ela afeta a sua vida. Por: Dra. Juliana Franco Afonso.