Maringá abriu 1.895 vagas de emprego formal em fevereiro de 2021, mostra Caged

O saldo de emprego formal em fevereiro de 2021 é o maior dos últimos 11 anos. Maringá registrou um aumento na abertura de novos postos de trabalho de 47% em comparação a 2020. Quando analisamos 2019, o aumento é ainda maior, com um crescimento de 57%, veja o gráfico:

No 1° bimestre de 2021, já foram criados 659.780 novos postos de trabalho do Brasil, 66.763 no Paraná e 3.092 em Maringá, este último registrando um crescimento de 67% em relação ao ano passado. Veja o Gráfico:

Ao analisar as principais cidade paranaenses, Maringá foi a cidade que mais gerou emprego depois da capital, sendo seguida por Cascavel e Londrina, veja:

No entanto ao analisar a geração de emprego por 100 mil habitantes, Maringá ocupa a 3° posição entre as principais cidades, ficando atrás da capital e de Cascavel, veja:

Mas quais os setores que mais contrataram em Fevereiro de 2021?
Vou responder esta pergunta fazendo uma análise por grandes setores do IBGE:
Serviços:
No caso de serviços, que representou 41% das contratações em Fevereiro, ganha destaque a administração pública, com a contratação de professoras para a educação infantil e ensino fundamental, gerando 204 novos postos de trabalho e profissionais da Saúde com 133 novas vagas. Outros segmentos que também se destacaram foram: Tecnologia da Informação, Publicidade e Propaganda e Consultorias Jurídicas e Contábeis.
Comércio:
O comércio representou 21% das contratações em Fevereiro, com destaque para as lojas que vendem produtos para a construção civil, produtos farmacêuticos e equipamentos de informática.
Construção Civil:
A Construção Civil gerou 378 novos postos de trabalho ( 20% do total) , com destaque para as empresas voltadas para obras de infraestrutura e construção de edifícios.
Indústria:
O setor industrial também apresentou saldo positivo de emprego, foram 315 novas vagas. As indústrias que mais contrataram foram: fabricação de móveis, confecções, fabricação de instrumentos para uso médico e odontológico.
Mas quais as ocupações mais contratadas?
Para saber qual o tipo de profissional que foi contratado por estes setores e seu perfil é importante saber quais as ocupações foram demandadas. Fiz uma lista das seis ocupações mais demandadas:
1° posição: assistentes e auxiliares administrativos
2° posição: trabalhadores da construção civil
3° posição: vendedores
4° posição: auxiliar de enfermagem
5° posição: profissionais de nível superior na educação infantil e ensino fundamental
6° posição: auxiliar de produção
Com relação ao Nível Educacional, sabemos que:

A faixa etária das pessoas contratas em Fevereiro de 2021 foram:

Analisando a economia brasileira e maringaense, percebemos que apesar de a pandemia ter ocasionado o fechamento de postos de trabalho formal em vários setores, com destaque o de turismo, alguns segmentos estão conseguindo crescer em meio a pandemia, gerando emprego e renda, contribuindo para amenizar a crise econômica.
