Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Maringá amanhece sem ônibus no segundo dia de greve dos motoristas do transporte público


Por Redação GMC Online Publicado 11/07/2025 às 08h34
Ouvir: 00:00

Maringá amanheceu nesta sexta-feira, 11, sem ônibus no segundo dia de greve dos trabalhadores do transporte público.

image
Foto: Luciana Peña

O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) determinou, em decisão liminar proferida no fim da tarde desta quinta-feira, 10, que ao menos 50% da frota de ônibus de Maringá deve continuar operando nos horários normais durante a greve dos motoristas e cobradores.

Nos horários de pico — das 6h30 às 8h30, 11h30 às 13h30 e das 17h às 19h — o percentual mínimo de circulação deve ser de 70%. O Sindicato dos Trabalhadores em Veículos Rodoviários de Maringá (Sinttromar), que representa os trabalhadores das empresas Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) e Cidade Verde disse que não foi notificado.

A multa estipulada em caso de descumprimento é de R$ 50 mil ao dia.

Em nota, as empresas TCCC e Cidade Canção afirmaram que “amanheceram na expectativa de que o serviço público de transporte fosse retomado. Seus veículos e estruturas estão todos disponíveis e prontos ao atendimento da população.

Porém, ao que tudo indica, os trabalhadores teriam sido orientados a não vir trabalhar, atentando contra a autoridade do Poder Judiciário, que emitiu a ordem judicial, determinando a manutenção em atividade de 70% da frota circulante dos ônibus nos horários de pico e 50% nos demais horários, sob pena de multa de R$ 50.000,00 por dia, devendo o cumprimento ser IMEDIATO.

A atitude grevista do sindicato padece de vício grave de legalidade, abusa do direito em face da população, tenta atentar diretamente contra as instituições democráticas e merece o agravo público das empresas”.

LEIA TAMBÉM: Motociclista cai após se assustar com cachorro, em Sarandi; vídeo

transporte-coletivo-750×500.jpg

O TRT-PR convocou o sindicato e as empresas Cidade Canção e Cidade Verde para uma nova audiência de conciliação sobre o dissídio coletivo da categoria. A reunião está marcada para esta sexta-feira, 11, às 16h, no Plenário Alcides Nunes Guimarães, sede do Tribunal em Curitiba. Participantes que estiverem fora da capital poderão acompanhar por videoconferência.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação