02 de julho de 2025

Maringá amplia uso do sistema ‘Conecta Seduc’ e implementa check-in digital na merenda escolar


Por Thiago Danezzi Publicado 03/06/2025 às 17h52
Ouvir: 02:24

A Prefeitura de Maringá, promoveu nesta terça-feira, 3, uma capacitação voltada às funcionalidades do sistema Conecta Seduc, com foco na gestão da alimentação escolar. O encontro aconteceu no Auditório Hélio Moreira e reuniu diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e das escolas da rede municipal.

Durante a formação, o município também entregou 140 novos tablets que serão utilizados nas unidades escolares para facilitar o uso da ferramenta. O Conecta Seduc é o novo sistema de gestão educacional adotado pela cidade, que permite maior integração entre pais, professores, diretores e a Secretaria de Educação. Uma das novidades é o check-in dos alunos antes das refeições, feito por reconhecimento facial ou leitura de QR Code.

922268c0-2782-4a82-bccb-562f38909c22 (1)
Foto: Rafael Macri/PMM

Com a nova funcionalidade, os pais poderão acompanhar em tempo real o cardápio e o valor nutricional das refeições dos filhos. Após testes realizados em seis escolas e seis CMEIs, a ferramenta passa agora a ser implementada nas 117 unidades da rede municipal.

Além disso, o sistema permite o controle de estoque de alimentos em cada escola, o que garante mais eficiência na gestão dos recursos e no planejamento da merenda.

Segundo o secretário de Educação, Fernando Brambilla, a tecnologia tem impactado positivamente a rotina dos alunos. “Nas unidades que participaram do projeto piloto, percebemos que muitas crianças passaram a se alimentar regularmente, motivadas pela dinâmica de registro digital. Isso mostra como a tecnologia pode contribuir para o bem-estar das crianças”, afirmou.

Lançado oficialmente em 28 de maio, o Conecta Seduc oferece ainda outras funcionalidades, como o acompanhamento de transporte escolar, biblioteca virtual com livros digitais e um feed de notícias com atualizações das escolas.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação