Maringá começa a vacinar a população geral nesta segunda-feira


Por Luciana Peña/CBN Maringá
População geral na fila de espera para vacinação contra a covid-19 em Maringá
População geral na fila de espera para vacinação contra a covid-19 em Maringá | Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

A vacinação da população geral em Maringá começou nesta segunda-feira, 7, pela faixa etária de 59 anos. A Secretaria de Saúde pretende reduzir a faixa etária em um ano a cada dia. Nem a chuva diminuiu a procura.

Na UBS Iguaçu a fila foi maior apenas no início da vacinação. Por volta das 10h, com o ritmo rápido, havia pouca gente esperando. Geni Gianini era uma delas. Ela tem 59 anos e faz parte da população em geral.

Segundo o Plano de Imunização de Maringá, é 5ª e última fase, que compreende o público com menos de 60 anos estimado em 217.695 pessoas e que começou a ser vacinado nesta segunda-feira.

Não que os outros grupos já estejam vacinados, mas a Secretaria de Saúde decidiu vacinar a população geral, por faixa etária, começando aos 59 anos, ao mesmo tempo em que imuniza as pessoas que têm prioridade, seguindo orientação da Secretaria de Saúde do Paraná.

Os dados mostram que aumentou o número de pessoas de 20 a 59 anos, sem comorbidade, hospitalizadas por causa da Covid-19.

Geni agradeceu por estar entre os primeiros da população geral a vacinar. “Esse dia é aguardado desde que surgiu esse vírus no mundo, no Brasil, muita oração eu fiz, sou uma pessoa cristã, e orei muito para que Deus desse inteligência para os cientistas para que essa vacina fosse criada. Esperei com muita ansiedade. Nós sabemos que é essa vacina que vai evitar com que muitas pessoas morram, que muitas pessoas sejam contagiadas. Eu digo, vacinem-se, é a nossa solução”, disse.

A vacinação agora foi uma surpresa para Marino Pereira, que imaginava receber essa dose de proteção apenas no segundo semestre. “Eu achava que era mais só pro final do ano. Estou muito feliz”, afirmou.

Na UBS Mandacaru, havia fila do lado de fora da unidade. Fila que começou grande, mas diminuiu rapidamente, relatou Fátima Lopes. “Tá indo rapidinho. Em questão de 15 minutos já foi mais da metade da fila”.

Nem a chuva adiou esse momento tão importante. Quando os pingos engrossaram, a UBS liberou a entrada para acomodar a fila debaixo de tendas. Mesmo se chovesse mais forte, Miriam Souza estaria lá. “A vacina é muito importante né, a gente achou que só ia chegar para a gente, para o público em geral lá para outubro, e chegou agora, então a gente tem que aproveitar, né?! Quanto mais pessoas se imunizarem, melhor é pra todo mundo né”, considerou Miriam.

A população com 59 anos está sendo vacinada nas UBSs Pinheiro, Zona 7, Mandacaru, Tuiuti, Iguaçu, Policlínica Zona Sul, Iguatemi e Floriano. Nestes locais o horário de atendimento é até 17h.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Sair da versão mobile