Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Maringá começa atendimentos em ambulatório para pessoas trans


Por Letícia Tristão/CBN Maringá Publicado 20/06/2022 às 16h58 Atualizado 21/10/2022 às 01h23
Ouvir: 00:00
Foto: Letícia Tristão/CBN Maringá

A Policlínica Zona Sul abriu um espaço para um ambulatório para atendimento específico de transexuais. O atendimento começou nesta segunda-feira, 20.

Antes, os atendimentos para pessoas que querem iniciar o tratamento hormonal de transição eram realizados apenas em Curitiba.

A fila de espera chegava a três anos, diz o coordenador do ambulatório, Marcelo Silva.

“Antigamente as pessoas iam procurar Curitiba para fazer essa parte, por que só Curitiba que trabalha em relação à medicação, os profissionais e eles têm lá um ambulatório já habilitado para isso. Só que o ambulatório de Curitiba atende o Paraná inteiro, então o tempo de espera apara você conseguir a primeira consulta em Curitiba era de 2 a 3 anos. Agora a gente conseguiu concentrar esse ambulatório aqui , com uma equipe multidisciplinar que vai atender pessoas trans e travestis”, disse Silva.

No primeiro dia, 12 pessoas foram atendidas e serão acompanhadas pelo município.

“Hoje os pacientes já saíram daqui com a prescrição do médico e através dessa prescrição, o município vai fazer a compra da medicação. O processo vai ser todo em Maringá, a não ser que a pessoa queira fazer a parte cirúrgica. A parte cirúrgica ainda continua sedo Curitiba”, disse.

Veja outras matérias na CBN Maringá. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação