Maringá começa vacinação contra covid-19 em crianças a partir de 3 anos

Após recomendação do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na semana passada, Maringá começou nesta segunda-feira, 25, a aplicação da vacina contra a covid-19 em crianças de 3 e 4 anos. O imunizante que será aplicado é a CoronaVac.
Anteriormente, a campanha de vacinação contra o coronavírus estava liberada apenas para crianças com mais de 5 anos. Com a ampliação da faixa etária, espera-se que em Maringá, pelo menos 10 mil crianças com idade entre 3 e 4 anos tomem a vacina. São entre 10 mil e 12 mil crianças com essa faixa etária, segundo o município.
A aplicação das doses está sendo feita em 31 unidades básicas de saúde da cidade. Veja os locais e horários da vacinação para esta faixa etária:
• UBS Vila Esperança e UBS Paris – 8h30 às 12h
• UBS Floriano, UBS Paraíso, UBS Portal das Torres, UBS Vila Operária – 8h30 às 16h
• UBS Universo, UBS Olímpico, UBS Aclimação, UBS Alvorada I, UBS Alvorada III, UBS Céu Azul, UBS Cidade Alta, UBS Grevíleas, UBS Império do Sol, UBS Industrial, UBS Internorte, UBS Morangueira, UBS Parigot de Souza, UBS São Silvestre, UBS Vila Vardelina, UBS Zona 6, UBS Guaiapó-Requião – 9h às 16h
• UBS Ney Braga – 9h às 12h e 13h30 às 16h
• UBS Pinheiros, UBS Iguaçu, UBS Iguatemi, UBS Mandacaru, Policlínica Zona Sul – 9h às 17h
• UBS Quebec – 9h às 18h
• UBS Piatã – 11h às 16h
Para a aplicação da vacina, é preciso apresentar documento pessoal com foto, CPF e carteira de vacinação da criança, comprovante de residência em nome do responsável e termo de autorização de menores de idade assinado.
A 2ª dose poderá ser aplicada após 28 dias da primeira. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os municípios do Paraná têm cerca de 290 mil doses de vacina contra o coronavírus em estoque.
A Secretaria de Saúde reforça que a vacina contra a gripe continua sendo aplicada nas UBSs de Maringá para a população acima de 6 meses de vida. Tanto a dose contra covid-19 quanto contra gripe podem ser tomadas juntas, com exceção de crianças de 3 a 11 anos, que precisam, necessariamente, aguardar 15 dias de intervalo.
