Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Maringá conclui processos e avança para início da duplicação do Contorno Sul


Por Redação GMC Online Publicado 25/11/2025 às 18h35
Ouvir: 00:00

A Prefeitura de Maringá cumpriu todas as etapas necessárias para a assinatura do convênio e início do processo licitatório das obras de duplicação do Contorno Sul (Avenida Prefeito Sincler Sambatti). Nesta terça-feira, 25, em Curitiba, o prefeito Silvio Barros se reuniu com o governador Ratinho Júnior e informou que o município finalizou todos os procedimentos necessários junto ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística. 

“Foi uma agenda que eu solicitei ao governador, com o propósito de prestar contas e mostrar que trabalhamos intensamente e que tudo está entregue para permitir a assinatura do convênio para as obras de duplicação do Contorno Sul”, destacou o prefeito Silvio Barros. Além dos procedimentos protocolados junto ao DER-PR, o prefeito explicou que foram realizadas tratativas com a CPFL, empresa vencedora da concessão da linha de alta tensão, que será retirada para a duplicação, e com a empresa EPR, vencedora da concessão do pedágio, considerando o entroncamento do Contorno Sul com a PR-317 e a BR-376. 

LEIA TAMBÉM: Obras do novo Trevo do Catuaí em Maringá chegam a 85% de execução; veja os detalhes

image
Foto: Governo do Paraná

“O governador confirmou que está muito feliz em repassar os recursos e que trata-se da maior obra que ele estará fazendo no Paraná, maior ainda que a ponte de Guaratuba”, completou o prefeito Silvio Barros. Estimado em R$ 450 milhões, o projeto prevê a revitalização de toda a extensão do Contorno Sul, que tem 11 quilômetros, com a duplicação em concreto. A solução tem maior resistência ao desgaste causado, com o dobro da durabilidade do asfalto. A obra contemplará a construção de diversos viadutos, passarelas e novos acessos.

Contorno Maringa
Obras do Contorno Sul de Maringa sao 11,8 km de extensão entre as PR-317 e a BR-376. Recuperacao emergencial do pavimento. – 04/08/2020 – Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Reunião com a Sinovac, empresa que produzirá vacinas em Maringá – O prefeito Silvio Barros também cumpriu agenda em Curitiba com a diretoria o Tecpar e diretoria da Sinovac, empresa chinesa que vai produzir vacinas contra a raiva humana e a varicela no campus do Tecpar em Maringá. A reuniao ocorreu no gabinete da deputada estadual Maria Victoria e contou com a presença do vice-presidente internacional da Sinovac Biotech, Weining Meng; do presidente da Sinovac do Brasil, Dimas Covas; do diretor industrial da Saúde do Tecpar, Iram de Rezende e do diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais do Tecpar, Celso Kloss

Nesta segunda-feira, 24, o Ministério da Saúde formalizou em São Paulo os acordos de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) para o fornecimento dos medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS). O abastecimento de vacina antirrábica humana será por meio da parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac, enquanto a produção da vacina da varicela contará com a participação da Sinovac e da multinacional brasileira Eurofarma. As vacinas serão produzidas no novo campus do Tecpar em Maringá.

“Foi uma reunião produtiva e que representa mais uma conquista importante para a nossa cidade fruto dos esforços da sociedade civil organizada e do poder público, como a articulação do deputado federal Ricardo Barros. O campus do Tecpar em Maringá e o investimento da Sinovac para produção da vacina colocam nossa cidade como um polo de saúde. Isso representa, além de mais saúde, mais emprego e renda para a nossa cidade”, disse o prefeito Silvio Barros.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação