Maringá confirma óbitos por dengue e investiga mais dois casos
A Secretaria de Saúde de Maringá confirmou nesta semana a morte de mais dois moradores devido à dengue. As vítimas, ambos homens com comorbidades, tiveram as mortes registradas no boletim epidemiológico municipal atualizado no último dia 10. Com essas novas confirmações, o total de óbitos por dengue em Maringá sobe para três este ano, com dois outros casos ainda em investigação.
O secretário de Saúde Antônio Carlos Nardi alertou para a gravidade da situação e reforçou que a população deve intensificar os cuidados, especialmente no combate à proliferação do mosquito transmissor da doença. “A dengue mata. É um problema de todos nós, e estamos ao alcance de todos para eliminar os focos do mosquito”, afirmou Nardi.

A cidade já registra 1.218 casos confirmados de dengue desde o início do ano, número que, segundo o secretário, poderia ser ainda maior se as medidas preventivas não fossem tomadas. Ele ressaltou que a população deve ficar atenta à limpeza de ambientes domésticos, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água e servir de foco para o mosquito, como pratos de vasos de plantas, potes de animais e calhas entupidas.
Os dois novos óbitos confirmados pela doença ocorreram em pessoas idosas, com comorbidades, e tiveram a dengue como a principal causa agravante da morte. A Secretaria de Saúde investiga ainda outros dois casos de óbitos que poderão ou não ser confirmados como consequência da doença.