Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

12 de dezembro de 2025

Maringá deve alcançar 474 mil habitantes até 2050, projeta Ipardes


Por Thiago Danezi, com Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 02/06/2025 às 17h20
Ouvir: 00:00

Um estudo divulgado nesta segunda-feira, 2, pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) aponta que Maringá terá 474.517 habitantes em 2050. Os dados fazem parte de uma projeção populacional do Governo do Estado do Paraná, apresentada pela Secretaria de Planejamento.

De acordo com o secretário estadual Ulisses Maia, o crescimento estimado para Maringá é de aproximadamente 10% em relação à população atual. O levantamento considera não apenas o aumento populacional, mas também o movimento de pessoas da zona rural para as áreas urbanas, utilizando métodos internacionais de projeção demográfica.

WhatsApp Image 2025-06-02 at 17.16.05
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Um dos destaques do estudo é que, em 2050, Maringá terá 100% de sua população vivendo em áreas urbanas — um crescimento em relação ao índice atual, que já é de 99,4%. Com isso, a cidade será uma das cinco do Paraná com população totalmente urbana. As outras quatro são Curitiba, Pinhais, Fazenda Rio Grande e Piraquara — todas localizadas na Região Metropolitana da capital. Maringá é a única fora dessa região a alcançar esse índice.

Ulisses Maia ressaltou a importância do estudo como ferramenta para o planejamento público. “Esses levantamentos técnicos garantem subsídios para que o Estado e os municípios possam tomar decisões mais precisas sobre investimentos e políticas públicas. Além disso, os dados são fundamentais também para o setor privado, que pode avaliar as melhores regiões para investir com base nessas projeções”, destacou

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação