Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Maringá é 22ª cidade do País com mais idosos, mostra pesquisa


Por Monique Manganaro Publicado 17/05/2020 às 11h10 Atualizado 23/02/2023 às 02h42
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Mesmo diante de uma doença que provoca tantas incertezas, especialistas concluíram que os idosos fazem parte grupo que corre mais risco de vida caso seja infectado pelo novo coronavírus. As complicações causadas pelo vírus podem levar à morte.

Recentemente, uma pesquisa realizada pela Macroplan, empresa especialista em consultoria, mapeou onde estão concentradas as maiores populações de idosos no Brasil. O resultado foi obtido a partir do estudo das 100 maiores cidades brasileiras.

De acordo com os dados do levantamento, entre os municípios pesquisados, 50 têm alta concentração de idosos e Maringá ocupa a 22ª posição do ranking. 13,6% da população tem 60 anos ou mais e 1,8% fazem parte da população com idade superior a 80 anos.

O município se destaca, principalmente, entre as cidades paranaenses, aparecendo atrás apenas de Londrina, que ocupa o 13º lugar na classificação geral. A capital do estado aparece na 28ª posição entre as cidades com mais idosos e, por fim, Ponta Grossa, que ocupa o 44º lugar.

Além da idade, pessoas que tenham doenças crônicas também foram incluídas no grupo de risco da Covid-19. A pesquisa da Macroplan listou as cidades brasileiras onde ocorrem mais mortes prematuras por Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT) e o único município paranaense que aparece no ranking é Ponta Grossa, na 37ª posição.

Nessa etapa do estudo, Maringá aparece entre as maiores cidades brasileiras com menores taxas de mortalidade prematura por DCNT. De acordo com a Macroplan, nesses municípios, os números ficam entre 200 e 300 mortes por 100 mil habitantes de 30 a 69 anos. Maringá aparece na 90ª posição, com taxa de 249,8.

Covid-19 entre os maringaenses

O mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Maringá com o perfil dos pacientes infectados pelo novo coronavírus na cidade mostrou que a população idosa é a menos atingida pela doença.

Segundo o levantamento, pacientes que testaram positivo para Covid-19 e que têm mais de 60 anos representam 20% do total de casos.

No cenário das doenças crônicas, 28% dos infectados apresentava algum problema de saúde. Predominantemente, de acordo com o relatório, eram doenças cardiovasculares e metabólicas, como diabetes.

Estudo quer mapear os efeitos do isolamento social em idosos

Uma pesquisa quer analisar os impactos do isolamento social provocado pelo coronavírus, em pessoas idosas. O autor do estudo é o professor de educação física e mestrando da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Rodrigo Garcia, que busca voluntários, acima dos 60 anos, para responder um questionário online.

Segundo o pesquisador, o objetivo é analisar como a mudança de rotina exerce efeito na capacidade dos idosos em realizar atividades do cotidiano. Para Garcia, os cuidados com o público da terceira idade nesse período merecem atenção.

“O interesse pela temática pode ser atribuído ao crescimento da população idosa no Brasil, que também é a que mais sofre com os efeitos colaterais da pandemia, já que são considerados grupo de risco e possuem a maior taxa de mortalidade entre os contaminados”, afirmou.

O estudo está sendo conduzido com apoio do Grupo de Estudos e Pesquisa em Aptidão Física e Treinamento (Gepafit) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Para a coleta de dados, foi preparado um questionário online, que os voluntários podem responder em poucos minutos.

Com os resultados, o professor espera descobrir maneiras para que os idosos possam continuar desenvolvendo a atividade física em segurança, com os exercícios adequados.

“A literatura demonstra que idosos com menores níveis de atividade física também são os que apresentam maior nível de incapacidade e estresse. Portanto, o levantamento desses dados é importante para que possamos pensar em maneiras de protegermos os idosos do vírus”, afirmou.

O questionário da pesquisa já está disponível na internet. Os voluntários podem acessá-lo por meio deste link.

Precisa sair de casa? Use máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação