Maringá é a primeira colocada em ranking de cidades que atingiram a universalização do saneamento básico

O ‘Ranking do Saneamento 2024’ divulgado pelo Instituto Trata Brasil está repercutindo nesta quarta-feira, 20, em todo o país, com destaque para a cidade de Maringá, que aparece na 1ª colocação do ranking, com os melhores indicadores de saneamento básico.
O levantamento foi feito com base em dados de 2022 do Ministério das Cidades.
A população de Maringá tem 99,99% de água tratada, 99,99% de coleta de esgoto e 100% de tratamento de esgoto.
Maringá atingiu as metas do Marco Legal do Saneamento e é um dos três municípios brasileiros, juntamente com São José do Rio Preto, em 2ª colocação no ranking, e Campinas, no 3º lugar, onde o saneamento básico é universalizado, segundo a presidente executiva do Instituto Trata Brasil, Luana Pretto.
Em termos de investimento per capita em saneamento básico, Maringá não é a que mais investe, pelo contrário, o investimento é de apenas R$ 57,21 por habitante, o que se explica pelo patamar que a cidade já alcançou.
Em Maringá, o saneamento básico é responsabilidade da Sanepar. A empresa de saneamento que mais tem cidades elencadas entre os 15 municípios mais bem colocados no ranking do Trata Brasil.
A Prefeitura de Maringá está negociando um acordo com a Sanepar para manter o serviço de água e esgoto, já que o contrato aditivo foi considerado ilegal pelo Judiciário.
A universalização do saneamento básico não é estática, os investimentos precisam ser constantes para que a qualidade do serviço seja mantida.
Confira aqui o link para o Ranking do Saneamento 2024, do Instituto Trata Brasil.
