Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de dezembro de 2025

Maringá e Noroeste lideram intenção de compras para o Dia das Crianças no Paraná


Por Redação GMC Online Publicado 01/10/2025 às 15h29
Ouvir: 00:00

O Dia das Crianças deve impulsionar as vendas do comércio paranaense em outubro, com destaque para a região de Maringá e Noroeste, onde 53,6% dos consumidores pretendem comprar presentes para celebrar a data. O índice supera a média estadual, de 48,1%, segundo levantamento da Fecomércio PR em parceria com o Sebrae/PR.

image
Foto: Letícia Tristão/CBN Maringá

Além da maior intenção de compra, a região também apresenta o tíquete médio mais elevado do Paraná, estimado em R$ 199,03, acima da média estadual de R$ 188,38.

Brinquedos lideram a lista de escolhas, com 61,7%, evidenciando que as preferências infantis ditam as compras para a data. Na sequência estão roupas e calçados e jogos educativos, ambos com 23,5%. Os livros também aparecem na preferência de 14,8% dos consumidores, enquanto eletrônicos como videogames, tablets e celulares têm apenas 2,5% das menções.

Para o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, os dados reforçam a relevância estratégica da data para o comércio. “A pesquisa demonstra o protagonismo das crianças na escolha dos presentes no Paraná neste ano, mas também a participação dos pais na definição, através de recordações mais utilitárias e educativas. Em termos de volume de vendas, o Dia das Crianças é a terceira data comemorativa mais importante para o varejo nacional e a expectativa é que mais uma vez esta celebração contribua para o crescimento do comércio paranaense”, avalia.

Segundo a coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, a pesquisa indica que as famílias estão engajadas em buscar presentes para crianças. “Esse é um momento estratégico para o varejo se preparar com ações direcionadas, como promoções, seleção de produtos para diferentes idades e experiências de compra mais personalizadas. Também é importante reforçar a presença digital, com canais como e-commerce, redes sociais e marketplaces. Além disso, vale investir em uma comunicação que dialogue com pais, mães e responsáveis, destacando os diferenciais da loja e a importância de proporcionar momentos especiais às crianças”, afirma.

Dados regionais

Além do Noroeste, outras regiões também registram intenção de compra acima da média estadual: Leste (50,7%), Sul (49,3%) e Oeste (49%). Já Curitiba (46%), Centro (44,7%) e Norte (43,3%) apresentam índices inferiores.

Formas de pagamento

A maioria dos consumidores (54,5%) deve recorrer ao pagamento parcelado. O cartão de crédito parcelado lidera as intenções (36,4%), seguido pelo cartão de crédito no vencimento (26%). Entre os pagamentos à vista (45,5%), o Pix é a principal opção (24,7%), seguido pelo débito (18,2%) e pelo dinheiro em espécie (9,1%).

Data e local da compra

A maior parte dos entrevistados (60,7%) planeja comprar os presentes na semana que antecede a data. Outros 21,5% pretendem se organizar com até 15 dias de antecedência, enquanto 10,2% já realizaram suas compras. Há também quem deixe para última hora: 7,6% afirmaram que farão as aquisições no próprio 12 de outubro.

Na região Noroeste, a internet lidera as intenções de compra, com 50,6% das respostas, seguida pelo comércio de rua, 37,7%, somando lojas do centro da cidade (27,3%) e de bairro (10,4%). Já os shoppings devem receber 20,8% do movimento.

A sondagem detectou que 73,8% dos consumidores realizarão pesquisa de preços antes da compra, sendo que a maior parte (79,7%) fará a comparação de valores pela internet.

Quem presenteia e quem escolhe

Cada consumidor deve comprar presentes para duas a três crianças em média. Os avós, tios e outros parentes lideram a intenção de presentear (55,6%), levemente à frente dos pais (54,3%). Padrinhos e madrinhas também terão participação expressiva, com 25,9%.

Na hora da escolha, o atendimento do vendedor tem papel determinante para 21,2% dos consumidores, seguido pela preferência da criança (18,7%), o custo-benefício (15%) e a qualidade do produto (12,5%).

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação