Maringá e região terão cinco colégios no ‘Mais Escolas Paraná’
A Secretaria de Educação do Paraná (Seed) anunciou a construção de 40 novos colégios estaduais em parceria público-privada (PPP), sendo cinco deles na região de Maringá. O novo modelo de construção e gestão prevê que empresas privadas construam e mantenham os edifícios por 20 anos, com o governo estadual pagando pela prestação de serviços durante esse período. Após o prazo de concessão, o imóvel será incorporado ao patrimônio público.
Em entrevista à , o secretário de Educação, Roni Miranda, explicou que o modelo PPP é uma alternativa mais ágil e eficiente para atender à crescente demanda por vagas no ensino médio, especialmente no período diurno. “Hoje, o Estado enfrenta dificuldades para oferecer vagas para estudantes de ensino médio, e muitos acabam estudando à noite. A ampliação de vagas no tempo integral também é uma prioridade”, destacou.

O novo modelo de construção, inspirado no financiamento de imóveis, permite que o governo pague pela obra após o início das atividades escolares. As 40 novas unidades serão divididas em dois lotes: um de 19 colégios e outro de 21. A licitação será realizada na Bolsa de Valores de São Paulo, garantindo total transparência e cuidado com os recursos públicos.
Na região de Maringá, os municípios de Maringá, Sarandi e Marialva serão contemplados com as novas escolas. “O governo do Paraná, por meio dessa parceria, será capaz de construir e entregar escolas mais rapidamente, o que não seria possível com o modelo tradicional de construção”, afirmou Miranda.
Além da construção, a empresa contratada será responsável pela manutenção dos prédios, serviços de limpeza e preparação de alimentos. No entanto, a compra da merenda continuará sendo responsabilidade do Estado, por meio da Fundepar. A administração das escolas, incluindo o corpo docente, permanecerá sob responsabilidade do governo estadual.
Este modelo de PPP visa atender à necessidade urgente de ampliação de infraestrutura escolar, permitindo que mais estudantes tenham acesso à educação de qualidade em tempo integral, dentro de um prazo muito mais curto do que o método tradicional.