Maringá está em alerta de perigo para chuvas e ventos intensos; veja o que dizem os institutos meteorológicos


Por Redação GMC Online
image-22
Foto: Ilustrativa/Marli Jardim.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), publicou aviso nesta segunda-feira, 19, que indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo em diversas cidades, incluindo Maringá. O aviso tem vigência até às 21h desta segunda-feira.

Segundo o Inmet, o risco é baixo para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos – veja abaixo as instruções do Inmet:

Tempestade Akará

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), nesta segunda-feira o tempo fica instável, com formação de vários aglomerados de nuvens convectivas nas diversas regiões paranaenses. As chuvas previstas são de curta duração e serão localizadas. A tempestade tropical Akará segue atuando sobre o Oceano Atlântico e as projeções mostram que o sistema meteorológico vai continuar influenciando o tempo sobre o alto-mar nos próximos dias, mas não deve se deslocar em direção ao continente, ou seja, não há previsão de atingir o estado do Paraná.

Segundo o Metsul, a Tempestade tropical Akará se formou na costa do Sul do Brasil entre o final do domingo e as primeiras horas desta segunda-feira, com o aprofundamento de centro de baixa pressão que antes passou pelos estágios de depressão subtropical e depressão tropical. “Trata-se de um dos muito raros episódios de uma tempestade tropical, o estágio anterior ao de um furacão em ciclones tropicais, registrados até hoje na costa brasileira. Uma vez designado o ciclone como uma tempestade, o sistema passa a ser nomeado de acordo com a lista oficial de ciclones anômalos (subtropicais ou tropicais) prevista pela Marinha para a costa do Brasil. Esta tempestade recebe o primeiro nome da nova lista de ciclones e passa a ser denominado a partir de agora de tempestade tropical Akará, uma espécie de peixe na língua Tupi”, diz o MetSsul.

Em Maringá, deve chover 7 milímetros nesta segunda-feira, conforme o Simepar.

Esta terça-feira, 20, segue com previsão de chuva, de acordo com o Simepar. Setores mais ao leste do Paraná, com maior variação de nebulosidade e chuva a qualquer hora. Contudo, a instabilidade aumenta no período da tarde, com tempo um pouco mais bafado. O Sol aparece entre nuvens, especialmente entre os setores norte e oeste, enquanto porções mais ao leste, o céu pode ficar ainda mais encoberto por alguns momentos e temperaturas com menos elevação.

Sair da versão mobile