Maringá está entre as principais cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil
A 8ª edição do Ranking Connected Smart Cities 2022 mapeou 680 municípios de todo o Brasil, a fim de apresentar as cidades mais inteligentes e conectadas do país. Os municípios analisados são aqueles com mais de 50 mil habitantes. Maringá está presente nas análises feitas pelo ranking.
O ranking que mapeia as cidades mais inteligentes e conectadas acontece desde 2015, quando a primeira edição foi publicada.
O Ranking Connected Smart Cities (CSC) é composto por 75 indicadores em 11 eixos temáticos, sendo eles urbanismo, economia, educação, empreendedorismo, energia, governança, mobilidade, segurança, meio ambiente, tecnologia e inovação e saúde.
Na primeira edição do CSC, há oito anos atrás, Maringá figurava na 16ª posição geral das cidades mais inteligentes e conectadas de todo o Brasil.
No ranking de 2022, Maringá está ocupando a 20ª posição geral. No eixo sul, Maringá fica entre as cinco principais cidades, atrás apenas de Porto Alegre/RS (4ª posição), Balneário Camboriú/SC (3ª posição), Florianópolis/SC (2ª posição) e Curitiba/PR (1ª posição).
Maringá obteve a nota 34,165 neste ano. Em 2021, na realização da 7ª edição do Ranking CSC, Maringá estava na 25ª posição geral, com 33,995 pontos.
Após um ano, Maringá alcança um número melhor, subindo 5 posições no ranking das cidades mais inteligentes e conectadas analisadas.
No Paraná, as três primeiras cidades mais bem colocadas são Curitiba, em primeiro lugar no ranking geral, Maringá, em 20º lugar e em seguida Londrina, na 24ª posição.
COMPARATIVOS
Em 2021, Maringá ocupava a 63ª posição geral em saúde; neste ano, subiu para 14º lugar. No quesito mobilidade, em 2021 a Cidade Canção estava em 24º lugar; neste ano, figura na 27ª posição. No ano passado, Maringá estava na 53ª posição em meio ambiente; hoje, ocupa a 74ª posição.