Maringá ganha nova horta comunitária de 1,6 mil m²; conheça o espaço

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab), entregou nesta quinta-feira, 19, a horta comunitária Santa Felicidade. Trata-se da 43ª horta comunitária do município, que tem 1,6 mil m² para o cultivo de hortaliças e vai beneficiar diretamente 20 famílias cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A unidade também será um espaço de atividades terapêuticas para pessoas atendidas na Residência Terapêutica, no Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Outras Drogas (Caps AD) e no Caps III.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
A nova horta comunitária está localizada em um terreno da Prefeitura, ao lado do Centro de Convivência Santa Felicidade, e com acesso às unidades de saúde mental do município. As atividades foram iniciadas em 15 de dezembro e a horta foi oficialmente entregue nesta quinta, 19.
O espaço comporta 46 canteiros para cultivo de hortaliças como alface crespa, mimosa, lisa, roxa e americana, além de almeirão, rúcula, cebolinha, salsinha, beterraba e coentro. Também há 12 espaços para plantação de leguminosas, como quiabo, berinjela e abóbora. No local, são utilizados resíduos orgânicos para fazer a compostagem, priorizando o uso de fertilizante natural e rico em nutrientes.
“Por meio da agricultura urbana, a horta promove alimentação saudável e geração de renda. Além disso, a nova horta está conectada com as unidades de saúde mental do município e vai auxiliar pessoas que estão em profunda depressão”, destacou o prefeito Silvio Barros.
O casal Maria do Carmo da Fonseca Moraes, de 68 anos, e Israel Simone, 76, está entre os beneficiados pela nova horta. “É ótimo ter uma atividade diária. Venho aqui todos os dias, às 7h. Meu marido vem duas vezes ao dia, de manhã e no final da tarde. Ele mexe com a terra, se distrai e sai daqui se sentindo muito bem. Já colhemos alface e fizemos uma saladinha, de boa qualidade, sem agrotóxico”, contou Maria do Carmo.

Morador do bairro Santa Felicidade há 40 anos, Valdecir Batista Moura agradeceu a oportunidade de integrar o projeto. “O trabalho na horta é gratificante. O cuidado com as plantas é parecido com o cuidado com um bebê. É preciso ter dedicação, paciência e constância em um processo que transforma não só a terra, mas as pessoas também”.
O presidente da nova horta, Manoel Reginaldo da Silva, afirmou que os participantes estão felizes com os resultados alcançados. “Eles já fizeram a primeira colheita e estão confiantes na continuidade do projeto. Mais do que um ofício diário, a horta é uma forma de terapia porque ajuda a ocupar a mente e promove bem-estar”, explicou.
Evento de entrega – Durante o evento de entrega da nova unidade, o secretário de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, Rogério Aparecido Bernardo, ressaltou que o projeto de hortas comunitárias já atende mais de mil famílias em Maringá, “promovendo dignidade, alimentação saudável e geração de renda, com a comercialização do excedente. É uma iniciativa que integra diversas secretarias e avança agora com a hortoterapia, ampliando o impacto social”.
O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, lembrou que há 25 anos o local contava apenas com um salão comunitário e que atualmente abriga um complexo de saúde mental integrado a outras políticas públicas. “A inauguração dessa horta comunitária evidencia o quanto a gestão municipal tem promovido ações convergentes entre as secretarias, com foco no bem comum e na consolidação do programa Maringá Saudável”, destacou.

A diretora do Caps III, Araceles Frasson, destacou que o projeto fortalece as atividades terapêuticas já desenvolvidas na unidade. “Cerca de 20 pessoas participam da iniciativa, incluindo usuários dos leitos do próprio Caps III, que também se envolvem nas atividades da horta aos fins de semana, o que contribui significativamente para o processo de recuperação”, explicou.
A Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, em parceria com o Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana da Universidade Estadual de Maringá (CerAUP/UEM), oferece assistência técnica e insumos de acordo com a necessidade de cada horta. “O projeto nasceu do diálogo com a comunidade e da união de esforços entre moradores e poder público. A horta é resultado dessa construção coletiva”, afirmou o coordenador do CerAUP/UEM, Ednaldo Michellon.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Júnior Bravin afirmou que a implantação da nova horta atende a uma demanda antiga da comunidade e agradeceu a gestão pela destinação de recursos que possibilitaram atender às necessidades do bairro.

Presenças – Também participaram da entrega da nova horta comunitária a vice-presidente Sandra Jacovós e o presidente do bairro, José Adriano Monteiro.
Serviço:
Horta Comunitária Santa Felicidade
Onde: Avenida Cerro Azul, 3307 – Jardim Ipanema
(Ao lado do Centro de Convivência Santa Felicidade)

As informações são da Prefeitura de Maringá.
