Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de janeiro de 2026

Maringá ganha novo campo de girassóis; veja onde fica


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 19/01/2026 às 12h08
Ouvir: 00:00
WhatsApp Image 2026-01-19 at 10.54.33
Foto: Divulgação

Após o anúncio de que o campo de girassóis do Eurogarden, em Maringá, será aberto oficialmente no dia 24 de janeiro, a cidade ganhou um novo espaço “instagramável”. O Centro Universitário Metropolitano de Maringá (Unifamma) liberou a visitação a um campo de girassóis localizado na fazenda da instituição, que fica integrada ao campus.

A lavoura, com cerca de 200 metros quadrados, faz parte de um experimento do curso de Agronomia, desenvolvido em parceria com a Embrapa Soja. De acordo com o coordenador do curso, professor Júlio Colela, o espaço liberado corresponde a áreas extras plantadas como medida de segurança durante o estudo.

“Essa é uma lavoura da variedade BRS 323, utilizada para a produção de óleo e ração animal. Para o nosso estudo, plantamos algumas áreas extras por segurança e, como não houve problemas, sobrou essa área, que decidimos liberar para visitação e registro fotográfico”, explica.

Além de uma bela planta, o girassol também é cercado de curiosidades. Quando jovem, a flor do girassol acompanha o movimento do sol, daí o nome. Um fenômeno que se chama heliotropismo. Quando amadurece, a planta pára de se mover e fica voltada para o leste. Na lavoura na Unifamma as flores ainda acompanham o sol, por isso o horário do almoço não é um bom momento para fotos. 

“O melhor horário para tirar fotos no girassol é no início da manhã ou no fim da tarde. Ao meio-dia, a flor fica voltada para cima, o que não favorece as imagens”, destaca Colela. A variedade cultivada na Unifamma pode atingir até 2,5 metros de altura, e a floração tem duração limitada, entre 20 e 30 dias.

ChatGPT Image 19 de jan. de 2026, 12_02_34
Foto: Divulgação

Segundo a pró-reitora Karen Bortoloti, o acesso ao campo está liberado em horário comercial. “As visitas podem ser feitas até as 18h, neste período em que ainda não temos aulas. O acesso é pela Avenida Virgílio Manilha, com um trecho de estrada de terra. Ao chegar à instituição, os porteiros orientam os visitantes”, afirma.

A proposta da instituição é repetir o experimento todos os anos. 

O campo de girassóis fica na Avenida Virgílio Manília, nº 22.260, no Jardim Ouro Cola, em Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação