Maringá: Greve do transporte começa nesta quarta-feira

A greve do transporte começou à meia-noite desta quarta-feira, 16, em Maringá. Trabalhadores da Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) e da Cidade Verde aprovaram a medida na semana passada. Eles pedem reajuste salarial de 2,3% e novo participação no lucro das empresas.
Após liminar judicial, no máximo 30% dos funcionários podem paralisar. A greve atinge Maringá, Sarandi e Paiçandu. O Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários de Maringá (Sinttromar), que representa o setor, disse ter recebido das empresas de transporte os dados sobre o número de trabalhadores para organizar o movimento, mas que os números foram superestimados.
A recomendação é que a população que use transporte coletivo se programe para usar outros meios, diz o diretor sindical Emerson Silva.
“O que a gente quer é obedecer o mandado judicial, contudo, precisamos de dados mais precisos. Os dados que nos encaminharam não descontam os trabalhadores que realmente estão afastados por auxílio-doença e férias. Eu não entendo o motivo de a empresa encaminhar um ofício com a totalidade de funcionários, que não desconta os funcionários que efetivamente não estão à serviço. Amanhã [dia 16], vamos tentar levantar o número real para que a gente possa atender à demanda judicial”, detalha.
“Em relação aos horários de ônibus, orientamos que os usuários procurem transporte alternativo. Não esperem, porque vai haver atrasos fora do normal”, acrescenta Emerson Silva.
A direção da TCCC e da Cidade Canção é mesma e informou que os dados divulgados são os corretos e que a empresa não irá medir esforços para atender a população de Maringá e região.